menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
MUSEU CASA DO SERTÃO REALIZA MOSTRA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS FEITOS COM SISAL


Publicado em: 21/10/2019 - 11:10:00

    O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realiza a exposição O Som do Sisal, que estará em cartaz desta segunda-feira (21) até 20 de dezembro. A mostra apresenta instrumentos musicais como violões, ukulele, violinos, sisalaixos (contrabaixo feito com sisal) e cavaquinhos, construídos a partir do reaproveitamento dos resíduos da cadeia produtiva do sisal, que ganham forma pelas mãos de crianças e adolescentes do projeto O Som do Sisal.
    A programação da mostra também contempla o 2º Sarau do Museu Casa do Sertão, na quarta-feira (23), das 14h às 17h30min, com apresentação de músicos integrantes do projeto O Som do Sisal e uso dos instrumentos construídos por eles. O evento também terá a participação dos cordelistas Jurivaldo Alves, Domingos Santeiro e Julio Rodrigues, além de apresentação de rap do estudante de Licenciatura em História da Uefs, Lázaro Souza.
    A exposição integra as atividades da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’, dentro do conceito da utilização sustentável e inovadora de recursos biológicos renováveis (biomassa). Nesse contexto, Josevaldo Nim, fundador do Projeto O Som do Sisal, explica que a ação de construção desses artefatos nasce como uma alternativa para conseguir mais instrumentos musicais a baixo custo e de criar um projeto novo, com a cara da cultura do interior da Bahia, região do sisal.
    Sustentável, socioeconômica e cultural, o projeto, iniciado na cidade de Conceição do Coité, é uma criação inovadora e tem recebido destaque, resultando em orgulho para os moradores da região do sisal. Conforme Josevaldo Nim, as pessoas ficam admiradas por conhecer, pela primeira vez, um instrumentoRobson di Almeida construído com a madeira do sisal.
    Este entusiasmo, salienta Nim, “é demonstrado sobretudo em quem conhece ou já trabalhou na dura atividade do motor do sisal, na qual muitas vezes as pessoas eram mutiladas, perdendo um braço ou ficando cegas”. Ele destaca que os instrumentos musicais “ressignificam o som batido do motor do sisal pela poesia das violas”.
    Além dos instrumentos musicais, a mostra reúne fotografias de Robson di Almeida e pinturas de Pepeu Ramos (telas com desenhos em pirografia) e  artesanato construído com agave, do espanhol Timbe Bernhardt. 

Serviço:
Abertura: 21 de outubro de 2019
Local: Museu casa do Sertão – Campus Universitário. Av. Transnordestina, s/n - Novo Horizonte, Feira de Santana - BA, 44036-900
Agendamento: Telefone: (75) 3161-8750 e 3161-8751
E-mail: museucasadosertao@uefs.br
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira de 8h15 às 11h30 e das 14h15 as 17h30




MAC RECEBE CELEBRAÇÃO DE LANÇAMENTO DO LIVRO “TRANÇADO DE ASSOMBROS” DE MIGUEL ALMIR


Publicado em: 16/10/2019 - 18:10:15

    O livro de poemas “Trançado de assombros”, de Miguel Almir, publicado pela Editora Kalango, será lançado no próximo dia 31, às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea-MAC. O autor é professor da Universidade Estatual de Feira de Santana (UEFS), circula pelas encruzilhadas da Arte, da Cultura, da Filosofia e da Educação e já lançou diversos livros, tanto de poemas como de ensaios. Seu último livro de poemas foi “Silêncios de ventania” e de ensaios “Dos Sentidos do Amor”.
    A novo trabalho apresenta uma seleção de poemas escritos nos últimos 5 anos e transita por diversas temáticas que perfazem os fluxos do cotidiano atravessando os desvãos das travessias demasiadamente humanas marcadas por inquietudes e arrepios, rasgos e penumbras, torrentes e remansos, indignações e utopias, pelo trançado dos assombros que nos movem e impulsionam.
    Além das imagens dos poemas, o livro também traz imagens de fotografias feitas pelo autor em suas andanças por diversos rincões. São fotografias que flagram as sutilezas de dobras, curvas, trançados, texturas e movimentos diversos de garranchos, folhas, cascas de árvores etc.
Capa    De acordo com o poeta Adriano Eysen, que prefacia o livro, a “poesia de Miguel Almir desafia a linearidade da razão pela ação transgressora do seu lirismo agridoce que opera nos recônditos da vida repleta de tramas, sagas, dobras, fissuras e incompletudes; (...) revela-se repleta de assombros marcados pela sua capacidade anímica de escrutinar as fissuras do existir humano”. E afirma também que o livro reúne “em versos e fotografias os trançados da vida que se movimentam nos ermos de cada um de nós”.
    O poeta Wesley Almeida afirma na orelha do livro que “Seus poemas têm auroras e plenilúnios que nos ‘insuflam pontadas de arrepios’. Ora nos alumbram como cantigas,
ora nos penumbram com murmúrios. (...) O livro é um convite a rolar como folha no terreno das palavras, voar como pipa no crepúsculo dos dias”.
    O lançamento, que será constituído de performances, recitais de poemas e de música, conta com o apoio do MAC, do Núcleo de Investigações Transdisciplinares (NIT) - Departamento de Educação (DEDU) da UEFS.

AUTORIA: Release do Culturass - Cid Fiúza



UEFS PARTICIPA DE PESQUISA SOBRE O ÓLEO EM PRAIAS DA BAHIA


Publicado em: 12/10/2019 - 02:10:44

    O professor doutor Marcos Melo, docente do curso de Química do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (DEXA/UEFS) participou de uma coleta de óleo nas praias de Sítio e Poças na cidade baiana de Conde. A ação aconteceu na terça-feira (8), fruto de uma parceria do Laboratório de Excelência em Petróleo da Universidade Federal da Bahia (LEPETRO/UFBA) e o Laboratório de Geoquímica e Catálise Ambiental da Uefs, com o objetivo de colher amostras do óleo e compará-las com um banco de dados de todo o mundo, para buscar a origem do material.
    As manchas de óleo têm afetado todo o litoral nordestino, na Bahia já atingem as cidades de Conde, Jandaíra, Esplanada e Entre Rios. O material derivado do petróleo representa risco de contaminação para fauna e flora marinha. Durante a coleta, os pesquisadores encontraram uma tartaruga morta na praia, atingida pelo óleo. Os pesquisadores esperam que após encontrarem origem, possam tomar Professor Marcos Meloas providências cabíveis para reverter os danos. Segundo o professor Marcos Melo, “a fauna
e a flora marinha são muito sensíveis às substâncias do petróleo”.
    Na manhã desta quinta-feira a equipe de pesquisadores divulgou que não é possível descartar a possibilidade do material ser combustível de navio. Através dos resultados das análises dos biomarcadores observou-se uma relação do óleo coletado nos litorais sergipano e baiano, com um dos tipos de petróleo que é produzido na Venezuela. Contudo, ainda não se sabe a origem do descarte do material no ambiente marinho.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



CASA DO SERTÃO CELEBRA MÊS DA CRIANÇA COM MOSTRA DE BRINQUEDOS ANIMADOS


Publicado em: 09/10/2019 - 00:10:53

    O Museu Casa do Sertão, localizado no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), celebra o Mês da Criança com mostra de brinquedos confeccionados pelo artesão e cordelista Seo Ademar. A exposição ‘Brincadeira de Artesão por Ademar Araújo’ reúne, a partir desta quinta-feira (10), miniaturas de zoológico com elefantes, macacos, cavalos e leões, além de brinquedos representativos de um parque de diversão com engrenagem movida à energia elétrica que dá vida aos componentes, encantando crianças e adultos. 
    Com o espírito inquieto e criativo, Seo Ademar, depois da aposentadoria, em Feira de Santana, buscou ocupação no que denomina “mecanismos delicados”, inspirados na experiência de mais de 20 anos na indústria têxtil em São Paulo. Bonecos de animais ganham movimento a partir de um mecanismo criado pelo artesão, construído com reaproveitamento de materiais como vasilhas de alimentos, refugo de madeira e motores de ventiladores.
    Seu processo criativo, como relata o próprio Ademar, “baseia-se na intuição, curiosidade e no movimento da vida real, sem a necessidade de um projeto, pois o que importa é o deleite pessoal”. Natural de Martins, município do Rio Grande do Norte, Ademar Araújo participou de diversas atividades culturais na Bahia relacionadas à Literatura de Cordel, mas esta será a primeira vez que expõe as miniaturas ao grande público. Até então fazia exibição na própria residência para amigos e visitantes.
    A partir desta mostra, os brinquedos vão integrar o acervo do Museu Casa do Sertão, já que Seo Ademar oficializou a doação. A idéia, conforme relata, foi da própria família, com o intuito de preservar a sua obra, numa clara manifestação de legar a criação à cidade que o acolheu.

Serviço:
Abertura: 10 de outubro de 2019
Local: Museu casa do Sertão – Campus Universitário. Av. Transnordestina, s/n - Novo Horizonte, Feira de Santana - BA, 44036-900
Agendamento: Telefone: 75.3161.8750 e 3161-8751
E-mail: museucasadosertao@uefs.br
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira de 8:15 às 11:30 e das 14:15 as 17:30 h

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



SEST SENAT FEIRA DE SANTANA LEVA PROJETO TRANSPORTANDO SAÚDE PRA BR 324


Publicado em: 07/10/2019 - 17:10:56

    A unidade SEST SENAT Feira de Santana realiza, no dia 10 de outubro, das 8h às 16h, o “Transportando Saúde nas Cidades”, no posto São Gonçalo 4, sentido Salvador-Feira de Santana.
    Quem passar pelo local vai contar com os serviços de orientação sobre condução segura, aferição de pressão, noções de primeiros socorros, orientação sobre saúde bucal, avaliação nutricional, fisioterapia, psicologia, massagem e atividade recreativa de alongamento com educadores físicos.
    De acordo com a coordenadora do SEST (Serviço Social do Transporte), Márcia Cristina Cerqueira, a ação será direcionada para caminhoneiros.
    “Vamos dar uma prévia sobre os cuidados com a saúde desses profissionais que ficam na estrada e noções de bons hábitos alimentares. Na oportunidade ofertaremos brindes e lanches”, explica a coordenadora.
    A ação, que faz parte do programa CNT SEST SENAT – Prevenção de Acidentes, tem como objetivo proporcionar melhores condições de saúde e de bem-estar aos trabalhadores do setor de transporte, contribuindo na prevenção de possíveis doenças e incentivo a adoção de hábitos saudáveis.

Serviço:
Ação: Projeto Transportando Saúde nas Cidades
Data: 10/10/2019
Horário: 8h às 16h
Local: Posto São Gonçalo 4, sentido Salvador/Feira de Santana.

AUTORIA: Release da Ascom do SEST SENAT Feira de Santana



RECONSERTÃO NA FEIRA DA ESTAÇÃO NOVA COM ROBERTO MENDES E BANDA AFRICANIA

Apresentação no próximo domingo também contará com as participações de Kareen Mendes e Chuá de Cabaça.

Publicado em: 01/10/2019 - 00:10:57

    O movimento Reconsertão realiza mais uma apresentação em Feira de Santana no próximo domingo (6 de outubro), a partir das 10 horas, na emblemática Feira da Estação Nova, na avenida João Durval Carneiro. O espaço simboliza a vocação comercial que marca a história da nossa cidade e as tradições que compõe a memória e a história do povo que vive e trabalha na Princesa do Sertão
    O cantor e compositor Roberto Mendes, idealizador do Reconsertão, convida a banda Africania, liderada pelo percussio
nista e compositor Bel da Bonita, para esta etapa do projeto. Também fazem parte do grupo o cantor e compositor Daniel Penha e o DJ Levy Emanoel, além dos músicos Cid Fiuza e Anselmo Roberto e o percussionista Ravel Conceição.
    O Reconsertão ainda conta com a cantora e compositora Kareen Mendes e com o grupo Chuá de Cabaça, composto pelos músicos Foto: Cesinha do Olhos D´ÁguaArquimedes Nascimento e Cesinha dos Olhos D’Água, que também participarão do show do dia 6.  As duas primeiras apresentações do projeto foram realizadas em julho e agosto deste ano.

    O movimento Reconsertão enfatiza que os vínculos que unem o Recôncavo e o Sertão são muito mais presentes do que somos capazes de perceber em uma ligeira reflexão a respeito dessas partes tão ricas, diversas e múltiplas dessa imensa Bahia e Feira de Santana representa uma espécie de encruzilhada perfeita, que recebe e congrega múltiplas influências e simbolismos.
    O olhar que conduz o movimento aponta que muito além dos elementos geográficos e econômicos, o Recôncavo e o Sertão representam Bahias profundas, criativas e verdadeiras e o Reconsertão se propõe a consolidar os laços musicais e poéticos destes dois pontos do nosso estado, tão ajuntados e também tão dispersos.
    O show “Roberto Mendes convida Africania em Chulas na Feira” é realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e pelo Movimento Reconsertão.

AUTORIA: Elsimar Pondé



GRUPO MOUSIKÊ LANÇA DISCO LITEROMUSICAL NA FEIRA DO LIVRO

Show de lançamento do disco “A Vênus de Willendorf” do grupo Mousikê

Publicado em: 24/09/2019 - 02:09:56

    Composto pela poeta Nívia Maria Vasconcellos, pela cantora Dayane Sampaio e pelo uitarrista Cid Fiuza, o grupo literomusical Mousikê se apresentará na próxima sexta-feira (27), às 16h, na Feira do Livro de Feira de Santana (FLIFS). O show marca a nova fase do grupo que vai lançar nesse evento o disco “A Vênus de Willendorf”, recentemente gravado, com a assinatura do Coletivo ulturasss e do estúdio Via Sonora, com o incentivo do Pró-cultura de Feira de Santana.
    O novo trabalho do grupo já pode ser acessado no Youtube, Soundcloud e outras plataformas treaming. Entre as canções de destaque, estão “Sua Música” e “A Vênus de Willendorf”, esta que dá ítulo ao disco. “Sua Música” foi lançada no último sábado (21) e as demais canções serão isponibilizadas até o final de outubro. “Escolhemos compartilhar ‘Sua Música’ antes do lançamento o evento para mostrar um pouco do nosso trabalho autoral que apresentaremos sexta-feira na FLIFS”, informa Dayane Sampaio.
    O novo disco foi composto, exclusivamente, por poemas e letras de Nívia Maria Vasconcellos, musicados por Cid Fiuza e Dayane Sampaio. “Fizemos uma seleção de poesias minhas presentes em diversos livros lançados desde 2005. Agora, o nosso público poderá ter acesso a esses textos poéticos em uma nova forma que entrelaça música instrumental, canção e declamação”, declara Nívia Maria Vasconcellos – autora dos livros “A Morte da Amada”, “Invisibilidade”, “Para não Suicidar”, “Escondedouro do Amor” e o ainda inédito “Cãibra de Nó”.
    O show é pautado na obra dessa poeta feirense que também declama seus próprios textos ao lado das tocantes interpretações de Dayane Sampaio. Tanto o disco quanto o show têm a direção musical de Cid Fiuza, que dividirá o palco com o baixista Anselmo Roberto e com o baterista Kelinho Nunes. “Acredito que o público da FLIFS vai gostar bastante dessa nova fase do Mousikê. Escolhemos as poemas e canções que mais gostamos de ouvir e tocar. O disco está lindo e trabalhamos para que o show seja ainda melhor”, acredita Cid Fiuza.
    A FLIFS está na sua 12º edição e acontece de 24 a 29 de setembro, na Praça Padre Ovídio (praça Matriz em Feira de Santana). O evento promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e tem a parceria do Sesc, da Arquidiocese, da Prefeitura de Feira de Santana e Governo do Estado da Bahia. A programação completa pode ser acessada a partir deste link

PROGRAMAÇÃO COMPLETA .
Serviço:
O que: Show de lançamento do disco “A Vênus de Willendorf” do grupo Mousikê
Onde: Feira do Livro de Feira de Santana – FLIFS
Quando: 27 de setembro, às 16h
Informações: 75 9 91915071

AUTORIA: Release da Culturass



FEIRA NOISE FESTIVAL COMPLETA UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA

“Temos que ocupar os espaços, garantir as vozes que acreditam num país melhor”, afirma O produtor!

Publicado em: 17/09/2019 - 11:09:16

    Realizado em Feira de Santana (BA), o festival de artes integradas Feira Noise Festival completa 10 anos em 2019. Para celebrar, a produção do Feira Coletivo Cultural anunciou as datas e o local desta edição comemorativa: será nos dias 23 e 24 de novembro, no Aria Hall.

     Em uma década de existência, o evento se consolidou como um dos mais respeitados e conceituados festivais de artes integradas do Nordeste, colocando Feira de Santana na rota da música independente brasileira. Atualmente a cidade é um importante ponto de circulação de artistas e bandas no interior da Bahia, além de possuir uma cena musical interessante e ativa.
     Para Joilson Santos, do Feira Coletivo Cultural, a realização do festival este ano é um ato de resistência. “Esse ano foi bem difícil a decisão de fazer o festival pois tem sido um ano difícil pra todo mundo. A cultura foi duramente atacada com fim do Ministério da Cultura, com essas questões políticas referentes ao atual governo. Fora que a crise econômica também tem interferido, diversos festivais estão enfrentando dificuldades para ser realizados”, detalhou.
     “Estamos completando 10 anos de existência e resistência e isso tinha que ser celebrado. A cultura não pode recuar, temos que ocupar os espaços, garantir as vozes que acreditam num país melhor, mais diverso, com mais cultura. O Feira Noise 10 anos vem com esse intuito de celebração de nossa história de posicionamento diante de toda essa dificuldade que enfrentamos atualmente”, destacou o produtor, que é um dos idealizadores do evento.
Em 2019, o Feira Noise contará com 20 atrações, que se apresentarão em dois dias. Outro destaque é a mudança do local do evento para a casa de shows Aria Hall, oferecendo mais estrutura e conforto para o seu público.
     Os passaportes NO ESCURO já estão à venda e podem ser adquiridos no site Sympla, com valores entre
R$40,00 (meia-entrada) e R$80,00 (inteira).
SERVIÇO
Feira Noise Festival – 10 anos | Aria Hall (FSA)
Data: 23 e 24 de novembro
Horário: 14h
Local: Av. Pres. Dutra, 1226 – Centro, Feira de Santana (BA)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/feira-noise-festival---10-anos__643180
Assessoria de Imprensa
VAGALUME PRESS
Ana Paula Marques
(77) 99179 3134 - vagalumeassessoria@gmail.com

AUTORIA: Release da VAGALUME PRESS - Ana Paula Marques
Fotos




O ESPETÁCULO "FRIDA KAHLO" NESTE FINAL DE SEMANA NO TEATRO DO SESC


Publicado em: 13/09/2019 - 15:09:14

    O espetáculo FRIDA KAHLO, Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro e dirigido por Fernando Santana,  chega à Feira de Santana para curtíssima temporada somente neste final de semana (14 e 15) no Teatro do Centro Cultural e Restaurante Sesc Feira de Santana!
    A montagem soteropolitana conta com grande elenco para narrar a história da artista mexicana hoje reconhecida como símbolo de resistência para muitas mulheres e eterna fonte de inspiração por sua vida e obra.
    É somente neste sábado e domingo (14 e 15/09), às 20h (sáb) e 19h (dom). R$ 20 (meia-entrada e Cartão Sesc) / R$ 40 (Inteira).
    Ingressos à venda na bilheteria do teatro,  das 16h às 20h. Realização @coletivoambar e @culturasss .

#Imperdível #TodoDiaéDiaDeSesc

AUTORIA: Release da Ascom do SESC - Lais Santos de Almeida



Mais Notícias

    O movimento Reconsertão realiza mais uma apresentação em ...

    Composto pela poeta Nívia Maria Vasconcellos, pela cantora Dayane Sampa...

    Realizado em Feira de Santana (BA), o festival de artes integradas Feira Noise...

    O espetáculo FRIDA KAHLO, Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro e ...

    A felicidade do sertanejo com a chegada do São João é o t...

    O FENATIFS - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana - chega ...

    O cantor Roberto Kuelho acaba de lançar o clipe da música Amor D...

     A banda-projeto soteropolitana Os Seixas se apresenta nesta sexta-feira (23),...

    O Centro Cultural e Restaurante Sesc Feira de Santana abriu esta semana inscri...

    O filme se passa em um futuro que aboliu todas as formas de leitura, transform...


Página de 25
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Ballet Azul

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados