menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
GRUPO FEIRENSE SANTINI & TRIO SE APRESENTA EM PORTUGAL

Apresentações e rodas de conversas serão realizadas em seis cidades portuguesas .

Publicado em: 10/06/2019 - 19:06:51

    Os artistas de Feira de Santana continuam viajando pelo mundo para levar nossa música para outros continentes, depois do grupo Quixabeira da Matinha, Africania, Dionorina e da dupla Don Guto e Ícaro Oliveira, agora é a vez do grupo Santini & Trio embarcar para apresentações no exterior.
    O guitarrista e compositor Rony Santini, o contrabaixista Anderson Silva, o multi-instrumentista Rogério Ferrer e o baterista Flaviano Gallo estarão em Portugal de 30 de junho a 10 de julho mostrando o melhor da nossa música instrumental, juntamente com a produtora cultural Micheline Castro.
    Vencedores em 2017 do Prêmio Caymmi, um dos mais importantes da música na Bahia, em duas categorias (Melhor Banda e Melhor Instrumentista para Flaviano Gallo), o grupo pretende nessa viagem levar o jazz influenciado por ritmos como ijexá, samba, samba de roda e bossa nova.
    As apresentações serão realizadas nas cidades de Lisboa, Aveiro, Coimbra, Cascais, Ansião e Sintra, em teatros, conservatórios, escolas de música e casas de Jazz.
    Os integrantes do grupo Santini & Trio também promoverão rodas de conversas com o tema: "O Jazz Contemporâneo - Técnicas de improvisação e ritmos brasileiros."
    O Projeto Santini & Trio Circula em Portugal - foi aprovado na 1ª Chamada do Edital de Mobilidade de 2019, e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

AUTORIA: Release de Elsimar Pondé



LANÇAMENTO EM FEIRA DE SANTANA DO LIVRO "LITERARTE CELEBRA O NORDESTE"

As 18:00 h. desta quarta-feira está sendo lançado no MAP o livro "Literarte celebra o Nordeste", com a presença de dois escritores feirenses entre as literatos contemplados na publicação de nível nacional!

Publicado em: 04/06/2019 - 16:06:41

    Amanhã, dia 5 de junho, no Mercado de Arte Popular, a partir das 18h, estaremos fazendo o lançamento do livro "Literarte Celebra o Nordeste", uma Antologia de vários escritores nordestinos importantes, inclusive dois de Feira de Santana. Na oportunidade, receberão das mãos da presidente da Literarte, Sra. Izabelle Valadares, a Comenda Machado de Assis o Prefeito Colbert Martins Filho, a Secretária Jayana Ribeiro e a Profª Lélia Fernandes, pelos bons serviços educacionais prestados ao município. Durante o evento teremos posse acadêmica no Núcleo de Letras e Artes de Portugal, apresentações musicais e poéticas, além de mesa de discussão com o tema "A resistência da Cultura Raiz Nordestina na Literatura Contemporânea". Todos são convidados. Repassem, por gentileza, aos artistas regionais.

AUTORIA: Release do Evento



UEFS OFERECE MAIS DE MIL VAGAS PARA O SISU 2019.2


Publicado em: 04/06/2019 - 10:06:27

    O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019.2 tem o período de inscrições de 4 a 7 de junho. Desde o primeiro semestre de 2019, o Sisu é a porta exclusiva de entrada para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).  São 1.007 vagas disponibilizadas pela instituição, sendo 472 ofertadas para ampla concorrência e 535 direcionadas às ações afirmativas.
    A Uefs tem vagas para os seguintes cursos de graduação: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas (licenciatura e Bacharelado), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Farmácia, Filosofia (Licenciatura e Bacharelado), Física (licenciatura e Bacharelado), Geografia (licenciatura e Bacharelado), História, Letras - Espanhol, Letras - Francês, Letras - Inglês, Letras - Língua Portuguesa, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.
    O SiSU tem sua seleção efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2018.
    As inscrições devem ser realizadas no Site do Sisu. A divulgação do resultado da chamada regular, que acontece no dia 10 de junho, também será disponibilizada pelo site.
    Outras informações podem sanadas por meio do contato com a Coordenação de Seleção e Admissão (CSA/Uefs), através do telefone (75) 3161-8030, e/ou no Site SISU/Uefs.

Acesse o Termo de Adesão e o Edital Sisu 2019.2 Uefs .

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



Ô DE CASA! NOVO PROJETO DO POETA SETÚVAL É LANÇADO EM FEIRA DE SANTANA.


Publicado em: 28/05/2019 - 01:05:11

    Na sexta-feira, dia 17/05, às 21:00 horas, ocorreu o lançamento oficial do Projeto Ô de Casa! do poeta feirense Setúval que na ocasião recepcionou os seus convidados com um coffee break nordestino no saguão da sua residência. Na abertura do evento foi exibido um clipe poético intitulado Ô de Casa!, como também um vídeo de apresentação da proposta. Antes da recepção aos convidados presentes, por volta das 19 horas, Setúval recebeu outros dez convidados em seu apartamento que participaram das gravações do primeiro episódio do Programa Ô de Casa! que será veiculado no Youtube, tendo a frente das filmagens, direção e edição, Bruno Bittencourt da Lampião Films, e,  o historiador, jornalista e comunicador Elsimar Pondé como roteirista e também integrante da direção.
    O referido programa trata-se de um projeto artístico, cultural e científico que busca promover o diálogo sobre vários temas com os mais diversos atores sociais ligados as expressões culturais (cinema, música, literatura em prosa e poesia, dança, teatro, artes plásticas, entre outras) de Feira de Santana e de outras regiões, como também temáticas relacionadas ao campo científico com intelectuais das áreas de conhecimento.
    Em se tratando do primeiro episódio, a temática foi voltada ao Cinema, tendo como convidado especial o cineasta feirense Tiago Rocha que no final do mês de abril lançou em Feira de Santana, o seu mais novo filme Porque eu te amei – o capítulo não contado. Além de Tiago, Setúval trouxe ainda para um dedinho de prosa Sara Barbosa (atriz); Wolney Menezes (historiador, documentarista, videomaker e cinegrafista); Adriano Eysen (poeta e crítico de Literatura e Cinema); Girlene Portela (Professora da área de Linguagem e Educação); Elsimar Pondé (jornalista e comunicador); Kareen Mendes (cantora e compositora), Arquimedes Nascimento (cantor e compositor); Lucas Galvão (poeta e declamador); Vitória Regina (Produtora de Figurino) e Matheus Nascimento (Marketing e Casting).
    O conteúdo do programa deverá estar à disposição do público no prazo de dez dias e quem se interessar em assistí-lo é só acessar o link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCqs5Z18srlF2FNKx13f3U6A
    Além de poeta, Setúval é compositor, declamador e produtor cultural tendo agora apostado na missão de apresentador. Autor dos CDs Travessias Poéticas (2016), Poemas Carnaubanos (2017) e dos livros Versos Reciclados (1998) e Bioversos, recriando a vida em poesia (2018). É dele, desde 2012, a criação e coordenação do projeto literário Papo de Poeta, Argoim/BA, com a produção de oito recitais literários. Setúval também responde pelos saraus Versos e Melodias, em parceria com Dann Silveira, com quem compôs Flor da Paixão (2017) sendo interpretada por Dann e a cantora feirense Márcia Porto; Fuxico Poético, co-produção com o músico Mano Gavazza (2017). Dois sertões em cantoria, com o músico e compositor baiano Pedro Sampaio (2018); Um Olhar para Alice (2018) com vários artistas feirenses, e, Costura Poética em parceria com o poeta e músico Gabriel Póvoas (2018). Teve participações especiais nos Projetos Sarau de Quintal (2017), Enquanto Houver Poesia (2018), Sarau Literário da Academia Feirense de Letras (2018). Ainda mais, para o ano de 2019 está previsto no segundo semestre o lançamento da autobiografia poética Na frente de casa tinha um rio e da música autoral Surubim no álbum do músico Dann Silveira, além do seu novo projeto lítero-artístico.

AUTORIA: Release da Ascom do Projeto



TAÍSLA ARAÚJO ESTARÁ LANÇANDO SEU LIVRO DE POEMAS: "CARTA PARA AUGUSTO E OUTROS POEMAS"

Com apoio da banda da qual faz parte como baterista a poeta, musicista e compositora lançará na próxima sexta-feira, no Botekim Tematic Bar, livro de poemas em evento que promete ser bastante animado e dinâmico.

Publicado em: 20/05/2019 - 11:05:49

    Natural de Valente, que por sinal se mostra uma cidade berço de muita gente talentosa, Taísla  Araújo, que hoje é residente em Feira de Santana é acadêmica de psicologia da FAT, e lançará livro de sua lavra (Cartas para Augusto e outros poemas), contando, nesta ocasião, com o apoio da apresentação da Banda "Conjura Rock", da qual é baterista, para animar o evento.
    Taísla, é poeta, compositora, musicista e escritora, que como tal afirma-se como contadora de causos matutos, outra faceta curiosa e muito interessante da artista no exercício de seus dons literatos, pois busca dentro do nosso universo literário um tema que, hoje, merece uma certa atenção para que não se perca, e que ao contrário de ser simples, como possa parecer para alguns, na verdade é sofisticadíssimo na sua construção.
    A Autora já tem participado de diversos eventos culturais aqui na cidade, inclusive nos dois últimos Concursos Municipais de Poesia, onde teve poemas publicados, e recentemente numa antologia de poetas baianas teve dois poemas seus selecionados.
    Sem dúvida é um novo talento que vai se revelando pouco a pouco, para ajudar a compor este universo cultural feirense, rico de figuras especiais que proporcionam atividades sempre surpreendentes.
    Participem e prestigiem!

AUTORIA: Viva Feira



BRUNO BEZERRA LANÇOU NOVO SINGLE NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA (03/05)

Trabalho foi produzido por André T e contou com a participação de grandes músicos da cena atual

Publicado em: 04/05/2019 - 05:05:30

    O cantor, compositor e multi-instrumentista feirense Bruno Bezerra lançou na última sexta-feira (03), seu novo single “Cantador’, nas principais plataformas digitais como Spotify, Apple Music, Deezer, YouTube Music e Google Play Music e ONErpm.
    A música destaca a poética e o sotaque nordestino, os timbres da viola caipira e da sanfona, os ritmos do triângulo e da zabumba, e a psicodelia dos sintetizadores e batidas eletrônicas.
    O single é autoral e tem a produção de André T, que também produziu álbuns de grandes nomes da música baiana e nacional como Pitty, Cascadura, Retrofoguetes e Luiz Caldas, entre outros.
    Além de Bruno Bezerra nas vozes e viola caipira, a música “Cantador” tem Tonico Freitas na percussão, Rogério Ferrer na sanfona, Anderson Silva no baixo elétrico, Dade Oliveira nos violões de aço e nylon e André T nos sintetizadores e bateria eletrônica.

AUTORIA: Release de Elsimar Pondé



MISS AFRO 2019, MAIS QUE UM CONCURSO

O 3º Concurso Miss Afro será realizada antes da Micareta, como já vem acontecendo desde 2017. Acompanhem, participem e prestigiem!

Publicado em: 02/04/2019 - 11:04:44

    O Concurso Miss Afro Feira de Santana é hoje o principal e maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra no interior da Bahia. Nele, o Moviafro elege a Miss Afro de Feira de Santana (Musa Moviafro), que tem a missão de levar a consciência que a mulher negra necessita para elevar sua autoestima e censo critico.
    Um dos maiores objetivos da Associação Cultural Moviafro é sedimentar a autoestima na comunidade negra de Feira de Santana e sua região metropolitana, e propagar a cultura afro-baiana para os mais diversos pontos do mundo. Especificamente neste dia, o Moviafro somado ao Bloco Afro Império Africano direciona este trabalho para a mulher negra.
    O concurso acontece desde 2017 e nasceu a partir da constatação de que não havia nenhum registro de que uma mulher negra tivesse ousado concorrer em uma competição que envolvesse beleza, mas com o foco principal na conscientização, autoaceitação e elevação da autoestima. Apesar de a população brasileira ser majoritariamente mestiça, o biótipo de mulheres que o Brasil exportava a partir dos seus concursos de beleza não correspondiam à realidade étnica nacional.
    Com o surgimento do Moviafro, sobretudo após a criação do Concurso Miss Afro Feira de Santana, veio a tona a discussão acerca “de ser negro”, da negritude e do padrão de beleza diferente.
    A dinâmica do concurso é regida pelos cursos, oficinas, rodas de conversas, enquetes, fóruns de discussão e dois questionários que as candidatas precisam responder antes do desfile propriamente dito, e esses questionários são eliminatórios, sobretudo, pela consciência da candidata no que diz respeito a sua negritude, devendo tornar-se atuante na sua comunidade nesse sentido. Por isso, quando o Moviafro elege a sua musa, a Entidade está fortalecendo a cultura baiana através da afirmação da consciência negra e da manutenção das suas raízes.
    As finalistas precisam atender aos requisitos de conhecimento sobre a história do povo negro na Bahia, no Brasil e no mundo.
    A final do Concurso Miss Afro Feira de Santana que vem sendo prestigiada pelo povo e pela intelectualidade local, ocorre sempre 08 dias antes da micareta de Feira de Santana. O concurso escolhe a Miss Afro que participará das atividades realizadas pelo Bloco Afro Império Africano, pela Associação Cultural Moviafro e seus filiados, além de determinadas atividades onde o Moviafro é convidado a participar não só em Feira de Santana como também na capital Salvador e em outros municípios
da Bahia.
    São realizadas também ao longo de todo o concurso, diversas rodas de conversas, palestras, seminários e dois mini cursos. Tudo isso com o objetivo de empoderar a mulher negra feirense através da conscientização.

Figurino: Flavia Sacramento
FOTOS: Rafaell de Paulo
               Kleysson Assis
               Robson Amorim

AUTORIA: Release da Ascom do Movimento MoviAfro de Feira de Santana
Fotos




SESC ABRE INSCRIÇÕES PARA 3ª MOSTRA DE CINEMA


Publicado em: 20/03/2019 - 09:03:35

    De 13 de março a 15 de abril, cineastas independentes podem inscrever seus trabalhos para participar da 3ª Mostra Sesc de Cinema. O projeto tem como objetivo descentralizar e equalizar a participação de todas as regiões do país na produção audiovisual brasileira e facilitar o acesso do público a filmes produzidos dentro e fora dos centros urbanos.
    A edição de 2019 conta com uma novidade: é composta pelas categorias Panorama Estadual, Panorama Brasil e Panorama Infantojuvenil. Serão aceitas obras já prontas, curtas, médias e longas-metragens de produtores nacionais.
    A Mostra premiará 5 (cinco) obras audiovisuais em serviços de produção, pós-produção ou distribuição, no valor máximo de R$ 20.000,00 (vinte mil reais); até 7 (sete) obras infantojuvenis com licenciamento dos direitos autorais, para exibição pública e pelo período de 2 anos, no valor total de R$ 20.000,00 por obra; e o Sesc TV premiará obras a seu critério, para inserção em sua grade de programação.

Edital, formulário e maiores informações através do site:
www.sesc.com.br/mostradecinema
 

AUTORIA: Release do SESC - Lais Almeida



EXPOSIÇÃO INSPIRADA NAS OBRAS DE ALEIJADINHO COMEÇA DIA 21/03 NO MRA


Publicado em: 17/03/2019 - 02:03:11

    No dia 21 de março, às 20h, o artista plástico feirense Antonio Carvalho de Novaes, apresenta no Museu Regional de Arte (MRA), integrado ao Cuca, a exposição “Ocaso - Aleijadinho, Arte e Fé”.
    Ficarão expostas ao público pinturas em óleo sobre tela inspiradas nas obras de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, especificamente as faces dos doze profetas esculpidos em pedra-sabão pelo artista mineiro, e alguns personagens dos Passos da Paixão, que integram o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais. A exposição ficará no MRA até 17/05/2019, com entrada gratuita.
    No início de 2017 o artista feirense viajou para a cidade de Congonhas para conhecer e fotografar as obras do Aleijadinho, obtendo material para realizar suas telas, em estilo realista. Importante ressaltar que Antonio Francisco Lisboa é considerado o maior escultor nacional de todos os tempos e suas obras são conhecidas mundialmente, especialmente as esculturas que fazem parte do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Unesco como patrimônio da humanidade.
    Antonio Carvalho de Novaes é natural de Juazeiro-BA, mas reside em Feira de Santana desde os oito anos de idade e se considera feirense de coração. Em 2015 realizou exposição na cidade de Zwolle, na Holanda. No mês de agosto de 2016 apresentou na Galeria de Arte Carlo Barbosa, no Cuca, a exposição “Recortes de Feira de Santana”.
    Há dois anos ele vem trabalhando com muita dedicação e rigoroso apuro técnico para elaborar as obras da exposição “Ocaso - Aleijadinho, Arte e Fé, que tem essa denominação em homenagem ao poema “Ocaso” do modernista Oswald de Andrade, que esteve no município de Congonhas na década de 1920 e a partir de então foi resgatada a importância do Aleijadinho para a arte, a história e a cultura do Brasil.

AUTORIA: Release do Ascom da Exposição
Fotos




Mais Notícias

    O cantor, compositor e multi-instrumentista feirense Bruno Bezerra lanç...

    O Concurso Miss Afro Feira de Santana é hoje o principal e maior concur...

    De 13 de março a 15 de abril, cineastas independentes podem inscrever s...

    No dia 21 de março, às 20h, o artista plástico feirense A...

    Mergulhando nas profundezas difíceis do ser humano, Elis Franco lan&cce...

    No último sábado (02), o Roça Sound estreou no Carnaval 2...

    Necessitamos de cursos que atravessam as barreiras sociais. Sabido que apenas ...

    O Ex-secretario de Cultura de Feira de Santana, criador do Natal Encantado, me...

    Feirenses participam programação do Digitália e ensaio de...

    A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana (SM...


Página de 23
| | | | |

 

Apoio Cultural:



ProCom

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados