menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO DEBATE ACESSO UNIVERSAL À INFORMAÇÃO


Publicado em: 23/10/2019 - 11:10:47

    A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) teve início na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) com a mesa redonda "O acesso universal à informação: da ciência aberta ao direito do autor". A atividade ocorreu, nesta segunda-feira (21), no auditório da Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC).
    Os palestrantes convidados foram Isabel Angela dos Santos Matos, bibliotecária do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, SUREG/Salvador; Nídia Maria Liernet Lubisco, professora do Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA); e Tarcísio Magalhães Cerqueira, analista do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uefs (NIT).
    Segundo a professora Nídia Maria Lienert Lubisco as universidades se destacam pelo cuidado que dedicam as suas bibliotecas. Nesse sentido, ressaltou que a qualidade do Sistema de Bibliotecas da Uefs serve de referência para o estado da Bahia.
    Para o reitor Evandro do Nascimento, o Sistema Integrado de Bibliotecas da instituição atua com um diferencial importante para a comunidade. "Além de promover a formação, preservação, manutenção e acesso do acervo, o sistema da Uefs está fortemente comprometido e integrado com a extensão universitária. São eventos como esses que fazem com que a universidade continue pulsante e viva", defendeu.
    A SNLB foi instituída pelo Decreto n° 84.631, em abril de 1980, e tem como objetivo promover a difusão do livro, da informação e do acesso as mais variadas formas de manifestações artísticas e culturais, tudo isso por meio de incentivo à leitura. Também visa divulgar a profissão do bibliotecário, permitir a atualização e desenvolvimento do profissional.
    Ana Marta Machado Sampaio, diretora do Sistema de Bibliotecas da Uefs, informou que a expectativa é atingir positivamente o público-alvo, formado tanto pela comunidade interna quanto externa, visando disseminar conhecimento, além de comemorar a SNLB.
    Contação de histórias, lançamento de livros, apresentações artísticas, mesa redonda, curso sobre dinamização de bibliotecas e as exposições "Acesso: Universal à informação: 150 anos de história" e "Gandhi: uma história pela paz" integram a programação do evento, até o dia 25 de outubro.

AUTORIA: Casa do Trabalhador
Fotos




CURSOS DE DIREITO, ADMINISTRAÇÃO E PSICOLOGIA DA UEFS ESTÃO ENTRE OS MELHORES DO PAÍS


Publicado em: 14/10/2019 - 10:10:31

    Os cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) mais uma vez se destacaram no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O Exame, que avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, tem como conceito máximo a nota 5.
    Com conceito 4, o curso de Direito da Uefs está entre os 13% que obtiveram a mesma nota em todo Brasil. Já o de Administração aparece entre os 20,3% do país com conceito 4. Destaque também para o curso de Psicologia, que obteve a mesma nota, e está entre os 77 cursos de Psicologia no Brasil, dentre os 528 avaliados.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



UEFS DIVULGA VAGAS REMANESCENTES DO SISU 2019.2


Publicado em: 12/10/2019 - 00:10:58

    A Coordenação de Seleção e Admissão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou o edital de vagas remanescentes referentes ao Sisu/2019.2. O período de inscrições se estende até 14 de outubro. Os interessados devem se inscrever através do Site da CSA.
    Ao todo 77 vagas estão sendo disponibilizadas. O resultado da seleção será divulgado no dia 15 de outubro. Para saber quais cursos estão ofertando vagas e quais os critérios necessários, acesse o EDITAL.

Confira o resultado AQUI.

Cronograma para Entrega da Documentação.


AUTORIA: Release da Ascom UEFS



SEMINÁRIO ORGANIZADO PELA UEFS DISCUTE CONECTIVIDADES DE ÚLTIMA GERAÇÃO


Publicado em: 10/10/2019 - 01:10:45

    Com o intuito de debater a função das redes de conectividade e as novas experiências desenvolvidas, ocorreu na tarde da terça-feira (08), o Seminário “Rede Giga: infraestrutura de conectividade de última geração”. A atividade aconteceu no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFBA).
     “Trazer o que há de mais moderno em acesso à banda larga é uma necessidade premente para uma cidade como Feira de Santana, que se insere
em uma região metropolitana. Os benefícios podem ser muitos para todo o setor público”, defendeu o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, sobre a relevância do acesso aos dados. De acordo com o reitor, vários campos podem ser favorecidos, como o da educação básica e superior, da saúde, do sistema de justiça, também a inclusão digital e o acesso do cidadão aos serviços.
Foto: Edvan Barbosa    Fábio Josué Souza dos Santos, Reitor da UFRB, entende como fundamental iniciativas com o tema. Ele afirmou isso tendo em vista a importância do serviço, na perspectiva de fortalecer o acesso da internet, possibilitando a inclusão digital, além das articulações para as instituições e sociedade como um todo.
    Para Moisés Leite, docente da área de tecnologia do IFBA, a pesquisa está diretamente relacionada ao acesso de banda larga. “Não conseguimos ver uma instituição de pesquisa que investe em equipamentos sem um tronco robusto de comunicação”, defendeu.  O professor acredita que o eventoFoto: Edvan Barbosa é um marco e uma iniciativa inovadora, tanto pela integração entre as instituições quanto pelo tema.
    O evento contou com sessão de abertura, além de palestras com os seguintes temas: Redes comunitárias de ensino e pesquisa (Comep); o papel da Rede Nacional de Pesquisa (RNP); Banda Larga na Bahia: processos de interiorização; cidades digitais: a experiência de Feira de Santana; e o Papel dos provedores na expansão da Banda Larga.
    A palestrante Claudete Alves falou sobre as redes Comep, reafirmou a importância do seminário, e destacou que também acredita que os frutos são promissores e irão responder às demandas.
    O evento contou com a articulação dos seguintes setores da Uefs: Assessoria Especial de Relação Institucionais (Aeri), Assessoria Especial de Informática (AEI) e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO APONTA A UEFS COMO MELHOR ESTADUAL DA BAHIA


Publicado em: 08/10/2019 - 01:10:24

    Mais uma vez a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ocupou a primeira colocação entre as universidades estaduais da Bahia, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado esta semana pelo Jornal Folha de São Paulo. Na avaliação geral, a Instituição é a segunda colocada no estado, estando a frente dela apenas a Universidade Federal da Bahia (Ufba). No cenário nacional, a Uefs aparece na 58ª posição do ranking.
    Nas avaliações específicas, que fazem parte do conceito geral do RUF, a Uefs se destaca nacionalmente. No quesito “Qualidade de Ensino”, que avalia qualificação docente e desempenho estudantil no Enade, a Uefs é a 58ª colocada. Já na “Internacionalização”, a Instituição ocupa a 34ª posição no país, e em “Pesquisa” a 49ª.
    O bom desempenho por cursos da Uefs também foi constatado pelo Ranking este ano. O curso de Odontologia é indicado como o melhor da Bahia, 15º melhor do país, no quesito “Qualidade de Ensino” e o 10º na avaliação docente. Já o de Biologia, tem a 8ª colocação na avaliação dos professores e é o 22º melhor curso do país na avaliação geral.
    De acordo com o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, “os resultados da avaliação da Folha de São Paulo atestam a excelência acadêmica da Uefs, já consolidada em âmbito regional e nacional”.
    O ranking avalia, anualmente, os cursos de graduação das instituições públicas e privadas de todo o Brasil. A pesquisa avalia 195 instituições, levando em conta dados nacionais e internacionais, além de análise dos seguintes aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



BIBLIOTECA CENTRAL DA UEFS EXPÕE OS "CAMINHOS DO SERTÃO"


Publicado em: 23/09/2019 - 03:09:08

    Os caminhos que envolvem os povoados das cidades de Euclides da Cunha e Quijingue, em pleno sertão da Bahia, desde 2016, registrados por meio das lentes do poeta e fotógrafo Carlos Eduardo de Oliveira Andrade (Duda), estão em exposição no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado, até o dia 28 de setembro.
    Nos registros fotográficos de Carlos Eduardo, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), alguns momentos tornaram mais nítidas as diversidades enfrentadas nessa inóspita região pelos sertanejos que se orgulham de ali subsistirem. A vida simples do homem do sertão ganha visibilidade nessa exposição e deixa evidente a pujança desse povo.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



FEIRA DO LIVRO REÚNE JORNALISTAS E ESCRITORES EM MESA DE CONVERSA


Publicado em: 17/09/2019 - 12:09:40

    As duas faces de uma mesma moeda, atividades inerentes à palavra que se complementam e se confundem, a escrita entre o real e o ficcional. O que objetivam os escritores e os profissionais de comunicação? Tais questões vão pautar a roda de conversa “A relação entre a comunicação e a produção literária”, programada para o dia 27 de setembro (sexta-feira), às 16h, no Auditório Julieta Carteado, dentro da programação da Feira do Livro 2019.
    O encontro, promovido pela Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Ascom/Uefs) reúne os escritores e jornalistas Kátia Borges, Ricardo Ishmael e Assis Freitas. Ricardo Ishmael, autor de “O curioso destino de Rita Quebra-Cama e outros contos” (Editora Solisluna, 2017), trabalha desde 2001 na Rede Bahia, afiliada à Rede Globo, como apresentador do telejornal Jornal da Manhã, além de repórter e editor. Também foi aluno do curso de Licenciatura em História da Uefs.
    O jornalista, poeta e escritor Assis Freitas atua na Ascom/Uefs. Três livros de contos publicados: O Mapa da Cidade (1998), O Ulisses no supermercado (2009) e “O ano que Fidel foi excomungado” (2012); dois de poesia “Poemas de urgência para súbitos desalinhos” (2012), “Há um poema morto na sala” (2016); e o romance “A última travessia com a bela do ray-ban” (2015).
    A escritora, jornalista e professora Kátia Borges é colunista do Jornal Correio e curadora da 9ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Publicou os livros de poesia “De volta à caixa de abelhas” (2002, Selo As Letras da Bahia), “Uma Balada para Janis” (2010, Edições P55), “Ticket Zen” (2011, Escrituras), “São Selvagem” (P55, 2014), “Escorpião Amarelo” (2012, Edições P55) e “O exercício da distração (Penalux, 2017).
    Aos participantes da atividade será entregue certificado de 4 horas.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



CINEDEBATE PROMOVE DISCUSSÃO COM TEMÁTICA INDÍGENA NA UEFS


Publicado em: 11/09/2019 - 03:09:08

    Quando a educação e o audiovisual se unem é uma forma alternativa de gerar aprendizado, e que pode acender ricos debates com visões distintas. Pensando nisso, o projeto Sala de Cinema da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza o cinedebate na próxima quinta-feira, 12, às 15h, no auditório da Biblioteca Central Julieta Carteado, situado no campus universitário.
    O evento conta com a exibição do longa-metragem "Dersu Uzala". O filme pertencente aos gêneros de aventura e drama, tem origem soviético-japonesa, foi lançado em 1975, com direção de Akira Kurosawa que também participou do roteiro, e é baseado no livro de Vladimir Arsenyev.
    Os convidados da discussão são a professora Patrícia Navarro, da área de antropologia (DCHF/Uefs), que trabalha com temas ligados aos povos indígenas, quilombolas e geraizeiras; e Andeson Cleomar, ex-aluno do curso de música da Uefs, mestrando de Etnomusicologia (UFBA), indígena da etnia Pankararu.
    O projeto tem como objetivo investigar a relação entre o cinema e os processos de subjetivação social, com foco nas atuais formas de agenciamento coletivo causados pela lógica do consumo por meio de uma cultura massificada e as possibilidades de produção de novos modos de ser.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



6ª CHAMADA PRO SISU 2019.2: MATRÍCULAS DIA 04/09


Publicado em: 03/09/2019 - 16:09:05

    Já está disponível a sexta chamada para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), referente à Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019.2. Os estudantes convocados devem efetivar as matrículas no dia 4 de setembro, na Divisão de Assuntos Acadêmicos (1º andar do Prédio da Administração Central), conforme cronograma que tem dias e horários específicos para cada curso.
    Vale lembrar que o candidato em situação "habilitado" deverá entregar os documentos nos mesmos dias e horários dos candidatos convocados. Entende-se por candidato convocado aquele que tem o direito a matrícula desde que apresente a documentação exigida. E candidato habilitado é aquele que encontra-se classificado e que poderá vir a ter a sua documentação homologada para matrícula desde que a vaga não tenha sido preenchida, respeitando-se a ordem de classificação e categorias.

- Lista de 6ª Chamada
- Cronograma de Matrícula
- Documentação para Matrícula

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



Mais Notícias

    Os caminhos que envolvem os povoados das cidades de Euclides da Cunha e Quijin...

    As duas faces de uma mesma moeda, atividades inerentes à palavra que se...

    Quando a educação e o audiovisual se unem é uma forma alt...

    Já está disponível a sexta chamada para os cursos de grad...

    A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) d...

    A Coordenação de Seleção e Admissão da Univ...

    “Conhecendo a Economia Feirense: o Custo da Cesta Básica” &...

    O 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Inclusão Financeira ...

    Já está disponível a 2ª chamada do Concurso Pú...

    Em comemoração ao dia Internacional das Mulheres Negras Latino-a...


Página de 70
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Ballet Azul

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados