menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
UEFS PRORROGA MATRÍCULA ATÉ 17/06/2019


Publicado em: 13/06/2019 - 18:06:35

    Em cumprimento ao calendário MEC/Sisu, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informa que os candidatos aprovados no Sisu 2019.2, convocados para matrícula nos dias 12 e 13 de junho, que por algum motivo não puderam comparecer, poderão efetuar suas matrículas na próxima segunda-feira (17), das 9h às 14h, no Auditório Central da Uefs.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



COLEÇÃO INGLESA DOADA POR ASSIS CHATEAUBRIAND AO MUSEU REGIONAL DE FEIRA DE SANTANA É EXPOSTA NO PALACETE DAS ARTES

A Coleção inglesa faz parte do acervo permanente do Museu Regional de Arte, que mantém obras de rara beleza e de valor inestimável de artistas feirenses, com Raimundo Oliveira, Juracy Dórea, entre outros!

Publicado em: 04/06/2019 - 10:06:00

    Nesta terça-feira (4 de junho), às 15h, o Palacete das Artes recebe a exposição “Coleção Inglesa doada por Assis Chateaubriand, em 1967”. A mostra é composta por 30 telas, que pertencem ao acervo do Museu Regional de Arte, do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
    O coordenador do Museu Regional, Cristiano Silva Cardoso, explica que a coleção foi doada por Chateaubriand em 1967, época em que o empresário esteve engajado na Campanha Nacional de Interiorização das Artes, com a proposta de dinamizar a vida cultural de Feira de Santana. “Dentre as obras que compõem este acervo, a coleção inglesa marca a liberdade de composição, característica da Escola de Londres nas décadas de 1950 e 1960. As obras permitem, além do estudo e deleite sobre a evolução da pintura inglesa modernista, uma fonte de pesquisa única na América Latina, promovendo o atravessamento de lógicas sobre tessituras territoriais, estéticas, de memórias e criatividade, em pleno solo sertanejo”.
    A única coleção de artistas modernos ingleses em um museu brasileiro, apresenta obras em óleo sobre tela, óleo sobre eucatex, esmalte sobre metal, técnica mista sobre eucatex e técnica mista sobre papel.Destacam-se artistas como: Frank Auerbach, Antony Donaldson, Alan Davie, Bary Burman, Brett Whiteley, Bryan Organ, David Oxtoby, Derek Hirst, Derek Snow, Howard Hodgkin, Graham Sutherland, John Piper, John Kiki, Joe Tilson, Paul Wilks e Pauline Vincent.
    A obra intitulada “Três Torres de Suffalk”, de John Piper, já pertenceu ao acervo da destacada Tate Gallery. A tela “Muggeridge em Azul”, de Bryan Organ, merece destaque pelo fato do seu autor ter se tornado famoso, em todo o mundo, por ter pintado o retrato de Lady Di, exposto na galeria dos retratos da família real, no Buckingham Palace. O trabalho de Brett Whiteley, um tríptico de beleza extraordinária; e ainda a pintura em óleo sobre tela, de dupla face, denominada “Jane Avril”, de autoria de John Kiki. Howard Hodgkin, que tem no museu a obra “Mr. Mrs. Roger Coleman”, tornou-se notável pelo longo tempo utilizado na preparação de trabalhos. E este, especificamente, foi realizado durante dez anos; vale ainda referência ao trabalho de Pauline Vicent, intitulado “Seated figure” que se destaca pela técnica e natureza dos materiais, esmalte sobre metal.
    Murilo Ribeiro, diretor do Palacete das Artes, lamenta que, diante da grandiosidade do acervo, e a poucos quilômetros de Salvador, as obras ainda são pouco conhecidas do público. “O desconhecimento é, inclusive, do significado do mecenato (prática de estímulo à produção cultural e artística). É sintoma de uma sociedade civilizada, mas, infelizmente, pouco praticada no Brasil. É por isso que não podemos deixar de ressaltar a importância da formação humanística de Assis Chateaubriand, quando providenciou a curadoria da compra desta Coleção. Considero-a uma verdadeira aula de pintura e da história da arte daquele período”, ressalta Ribeiro.
    O antigo Museu Regional de Feira de Santana, incorporado à Universidade Estadual de Feira de Santana e rebatizado como Museu Regional de Arte (MRA) em 1985, é hoje parte do complexo do Centro Universitário de Cultura e Arte. Seu acervo naturalmente foi ampliado desde sua inauguração, mas ainda guarda uma identidade predominantemente associada ao estilo modernista que sempre o marcou. “A Coleção Inglesa, por sua vez, ainda é uma das mais expostas e visitadas, porém não mais como um exemplo de uma arte de ‘elite’ capaz de educar um povo ‘rude’, e sim como a expressão de um diálogo possível em uma aldeia global cada vez mais interconectada e multirreferencializada, o que a torna ainda mais surpreendente e significativa que há cinquenta e dois anos atrás”, complementa Aldo Morais, diretor do Cuca (Uefs).
    Além da coleção moderna inglesa, que já foi apresentada no Museu de Arte Moderna da Bahia e no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, o MRE reúne importantes exemplares dos movimentos culturais brasileiros, datados de 1922 até 2010, com destaque para as obras modernistas brasileiras, arte nipo-brasileira, arte naif, e artistas contemporâneos, totalizando um acervo com trezentas peças.
    A exposição ficará à disposição do público até 28 de julho.  O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura/Estado da Bahia. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Mais informações no tel. 71 3117 6987.

SERVIÇO
Coleção Inglesa doada por Assis Chateaubriand, em 1967
Abertura:  4 de junho, às 15h / Permanência: até 28 de julho (terça a sexta das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados das 14h às 18h)
Sala Contemporânea do Palacete das Artes
Rua da Graça, 284
Fonte: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA)

O acervo do Museu Regional de Arte do Cuca pode ser visualizado no Museu Virtual do Jornal Feira Hoje: http://feirahoje.com.br/museuvirtual/museuvirtual_principal.htm

 


AUTORIA: Release da Ascom UEFS



REITOR E VICE REAFIRMAM COMPROMISSOS COM CRESCIMENTO DA UEFS


Publicado em: 29/05/2019 - 18:05:54

    Os professores Evandro do Nascimento e Amali Mussi foram empossados, respectivamente, como reitor e vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), numa cerimônia marcada por afirmações de luta e resistência em defesa de uma universidade pública e inclusiva. O evento, que ocorreu no Auditório Central da Uefs na noite da terça-feira (28), reuniu membros da comunidade universitária e da sociedade civil.
    Em seu pronunciamento, o reitor destacou os avanços da Instituição nos últimos quatro anos, defendeu a autonomia universitária e uma maior aproximação com a sociedade. “Nesse momento de tantos ataques, de desvalorização do conhecimento, da educação, do professor, de ataques às políticas afirmativas, precisamos manter acesa a centelha de encantamento que sempre esteve em nós. Lutamos para construir a universidade com paixão, com ímpeto, com utopia e essa chama precisa estar acesa. Nós queremos fazer isso nestes próximos quatro anos e, sobretudo, construir o sentido humano desta jornada”, disse.
    Num discurso intercalado por relatos afetivos e enumeração de desafios a serem enfrentados, a professora Amali Mussi falou sobre o compromisso de desempenhar de maneira efetiva o papel de vice-reitora. “Todo discurso de posse, de algum modo, acaba se tornando uma promessa. Assumo aqui o compromisso que me parece ser mais importante já que depende apenas de mim: estar presente, estar inteira, estar estar completamente presente na função que me foi confiada pela comunidade universitária. Manter "a mente aberta, a postura ereta, o coração tranquilo" mesmo em tempos de tempestade. Valorizar a escuta sensível, o diálogo fraterno, o olhar atento às reais demandas da Instituição”, declarou.
    Despedindo-se da vice-reitoria da Uefs, a professora Norma Lúcia Fernandes se emocionou ao falar sobre a experiência dos últimos quatro anos. "Hoje eu me despeço do cargo que ocupei por quatro anos com muita honra, compromisso, vontade de trabalhar por uma Uefs de qualidade, socialmente referenciada, inclusiva no sentido mais amplo que essa palavra possa ter. Uma experiência rica, às vezes dolorosa, às vezes encantadora, sempre muito educativa e desafiadora", relatou.
    A apresentação cultural da cerimônia de posse ficou por conta do Coral da Uefs que encantou o público com a execução de belíssimas canções. O evento também foi marcado por manifestações de estudantes e professores da Uefs, em defesa da universidade pública.
    Além dos professores Evandro do Nascimento, Amali Mussi e Norma Lúcia Fernandes, também fizeram parte da Mesa de Autoridades, a presidente do Conselho Estadual de Educação Anatércia Lopes, o vice-reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), professor Marcelo Duarte, o vice-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professor Marcos Henrique Fernandes, o representante do reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Elias Lins, o representante do prefeito Colbert Martins, secretário Pablo Roberto, o representante da Associação de Docentes da Uefs (Adufs), professor Jucélio Dantas, a representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/Uefs), Maristela Pinho e a representante dos estudantes, Ana Paula Santos.

Perfis: reitor e vice-reitora

    Evandro do Nascimento Silva possui graduação em Ciências Biológicas e também o mestrado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Paraíba, e doutorado pela Universidade de Michigan, EUA. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da Uefs e foi reeleito para o cargo de reitor.

    Amali de Angelis Mussi possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté, mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pós-graduada em Psicopedagogia e atua na formação inicial e continuada de professores desde 1991. Nos últimos quatro anos foi pró-reitora de Graduação da Uefs.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS - Fotos: Edvan Barbosa
Fotos




REITOR E VICE REITORA DA UEFS TOMAM POSSE NESTA TERÇA FEIRA (28)


Publicado em: 28/05/2019 - 15:05:50

    Será realizada, nesta terça-feira (28), a solenidade de recondução do professor Evandro do Nascimento Silva ao cargo de Reitor, e de posse da professora Amali de Angelis Mussi no cargo de Vice-reitora, para o quadriênio 2019-2023. O evento está programado para às 18h30, no Auditório Central do campus universitário.
    Já a cerimônia de posse dos novos pró-reitores, chefes de unidade, diretores e assessores está programada para o dia 29 (quarta-feira), às 9h, no Anfiteatro, módulo 2.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



A VOZ DO SAMBA ECOOU NA UEFS NA ENTREGA DO TÍTULO DE PROFESSORA EMÉRITA


Publicado em: 09/05/2019 - 23:05:59

    Emoções e lembranças embaladas pelo samba da Quixabeira da Matinha marcaram a noite de outorga do título de Professora Emérita, concedido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) à docente Maria Ângela Alves do Nascimento. A solenidade ocorreu na noite da terça-feira (08), no Anfiteatro do campus universitário. É a quarta vez que a Uefs, através do Conselho Universitário (Consu) concede esta honraria.
    A relação de afeto com o povoado de Feira de Santana vem desde o estudo “As práticas populares de cura no povoado Matinha dos Pretos –BA” que culminou na tese de doutorado de Maria Ângela. Durante seu discurso, a homenageada falou da trajetória na Uefs e do significado de receber a referida honraria.
    “Estive nesta Universidade em todas as fases do processo de crescimento e desenvolvimento dela. Vivi dois terços da minha vida aqui, com alegria e satisfação, mesmo sabendo de todos os desafios e dificuldades que existiriam ao longo da jornada de trabalho. Sinto hoje emoção, alegria e orgulho de pertencer à Uefs, a minha Universidade. A todos agradeço pelo recebimento desse título e desejo ‘as cores da vida, todas as alegrias que puderem sorrir, o sonho realizado e a esperança renovada’, tenham muitos desejos diante da universidade que aspiramos”, declarou.
    Durante a solenidade o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, enfatizou os auxílios realizados pela professora para a universidade. "É necessário reconhecer a imensa contribuição para consolidação do curso de Enfermagem, dos programas de pós-graduação em que atuou, da construção nos espaços e da história política da universidade".
    Evandro do Nascimento destacou também o trabalho de Maria Ângela como professora e pesquisadora socialmente referenciada, essencialmente pela sua pesquisa com a comunidade externa para realização do doutorado.
    "A professora Ângela esteve sempre nessas trajetórias de lutas. Portanto, além da produção científica, da formação em recursos humanos, do envolvimento com a comunidade, que foi objeto de sua pesquisa do doutorado, a professora Maria Ângela também foi sempre uma lutadora e construtora dessa universidade", completou o reitor.
    Participaram da mesa de honra da solenidade, o senhor Ivamberg Lima, diretor do Núcleo Regional de Educação de Feira de Santana (NRE 19) e representante do governador Rui Costa, a professora Silvia Passos, diretora do Departamento de Saúde (DSAU), professor Thiago Santana, representante da área de gestão pública do DSAU, professor Deybson Borba, que representou a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), Mariane Maciel, do Diretório Acadêmico de Enfermagem, Tânia Bulcão, representante da Associação Brasileira de Enfermagem, e Anderson Santos, representante do Conselho Regional.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS
Fotos




CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENHO DA UEFS TEM AS INSCRIÇÕES PRORROGADAS


Publicado em: 09/05/2019 - 23:05:39

    O prazo de inscrição para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Desenho com ênfase em Metodologia do Desenho e em Desenho, Registro e Memória Visual, foi prorrogado até o dia 20 de maio. Por conta disso, a seleção vai ocorrer em 22 e 24 de maio; o resultado será divulgado até o dia 28 de maio; a data da matrícula será divulgada posteriormente pela Divisão de Assuntos Acadêmicos; e as aulas terão início em 31 de maio de 2019.
    Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (75) 3161-8171.


- Confira AQUI os detalhes da seleção.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



CUCA DIVULGA FINALISTAS DO FESTIVAL DE SANFONEIROS


Publicado em: 01/05/2019 - 01:05:31

Oração do Sanfoneiro

"Seu sanfoneiro, muito obrigado

O meu verso cantado é pra lhe agradecer

Por esse xote marcolinizado e o baião gonzagueado

Que só tu sabe fazer

Com a sanfona `garrada no peito

Sustenidos satisfeitos puxados do coração

Bemóis saídos de dedos malinos

Verdadeiros bailarinos do balé do meu sertão[...]"

(Xico Bizerra)

    Para esquentar os corações forrozeiros para a próxima festa nordestina, o São João, o Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs) promove mais uma edição do Festival de Sanfoneiros e torna pública a relação dos treze participantes que vão se apresentar na grande final do evento programada para o dia 22 de maio (quarta-feira), no Auditório Central do campus universitário, a partir das 18h30. O objetivo da atividade cultural, que é gratuita, é valorizar, estimular e premiar os mestres da sanfona.
    Os sanfoneiros finalistas foram selecionados através das análises dos vídeos enviados, feita por uma comissão composta por três especialistas na área. Eles disputam quatro prêmios que atingem até R$ 4.350,00, certificado e placa, em três categorias: até oito baixos, acima de oito baixos e até 14 anos. Acesse a lista de candidatos selecionados para a final AQUI.
    A finalíssima da 9ª edição do Festival é realizada com a participação de um corpo de jurados formado por, no mínimo, cinco e podendo chegar a máxima de sete integrantes, que avaliam a execução do instrumento e performance própria a cada tipo de instrumento. A platéia também participa do julgamento, concedendo a um participante entre as duas primeiras categorias o prêmio de R$ 1.500,00, através do Júri Popular.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



QUEIMA DO JUDAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA LAGOA GRANDE


Publicado em: 18/04/2019 - 01:04:39

    Os festejos fazem parte das atividades da Associação Comunitária de Maria Quitéria (ACOMAQ) na Comunidade Quilombola de Lagoa Grande, distrito de Maria Quitéria, zona rural de Feira de Santana, que visam a consolidação dos valores ancestrais e a valorização do jeito de viver quilombola. O evento acontecerá na Fazenda Lagoa Grande (Campo do MOC), no Distrito de Maria Quitéria, no Sábado de Aleluia, 20 de abril de 2019, a partir das 14h.
    Estão previstos, além da tradicional Queima do Judas, Bumba meu Boi, Quebra Pote, Leilão e muita alegria e acolhimento. Os recursos arrecadados se destinam a compor o fundo destinado à realização das festividades do Novembro Negro de 2019.
    A Comunidade de Lagoa Grande tem diversas parcerias com a Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária e com outros projetos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em atividades de pesquisa e extensão em várias áreas. O grupo de trabalhadoras "Sabores do Quilombo", que atuam na Cantina do módulo 1 do campus universitário são um exemplo deste trabalho conjunto, marcado pelo fortalecimento da comunidade no sentido da construção de espaços para trabalho e renda.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



UEFS CONVOCA NOVOS CANDIDATOS APROVADOS NO REDA DE 2017


Publicado em: 08/04/2019 - 00:04:33

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) publicou no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (02) uma nova convocação de classificados no Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de pessoal técnico, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), relativo ao Edital nº 001/2017.
    De acordo com a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), o 11° Aviso de Convocação é para o preenchimento de 11 vagas temporárias, sendo 9 para função de Técnico de Nível Médio – Educador para Creche e 2 para a função de Técnico de Nível Superior – Nutricionista. O aviso de convocação está disponível AQUI.
    Os candidatos convocados devem se apresentar no período de 8 a 17 de abril de 2019, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Gerência de Recursos Humanos, localizada no prédio da Administração Central da Uefs, a fim de entregar os documentos e exames constantes do Aviso de Convocação.
    Os servidores contratados atenderão demandas do Centro de Educação Básica-Creche, da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae) e do Serviço de Saúde Universitário (Sesu).

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



Mais Notícias

    O prazo de inscrição para o curso de Pós-graduaç&a...

Oração do Sanfoneiro "Seu sanfoneiro, muito obrigado O meu verso cantado...

    Os festejos fazem parte das atividades da Associação Comunit&aac...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) publicou no Diário O...

    Estudantes, professores e servidores técnicos-administrativos escolhera...

    Dentre os elementos que melhor caracterizam a cultura popular nordestina, a sa...

    Escritora, poeta e pintora. Vinda da capital baiana, onde tornou-se bibliotec&...

    O cenário da Câmara Municipal de Feira de Santana serviu de palco...

    Nascido em João Pessoa (PB), o reitor da Universidade Estadual de Feira...

    A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) d...


Página de 68
| | | | |

 

Apoio Cultural:



ProCom

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados