menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
LORENA PORTO E O FORRÓ REMELEXO DE MOÇA CIRCULAM POR FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 23/01/2020 - 18:01:51

    Com diálogos musicais que passeiam pela bossa nova, jazz, samba, pela música brasileira, inclusive, direcionada para crianças, a cantora baiana Lorena Porto inicia seu novo ano artístico cantando e contando o nordeste. O Forró Remelexo de Moça inaugura uma circulação que promete durar o ano inteiro. As primeiras apresentações de 2020 acontecem em Feira de Santana (BA), nesta sexta-feira (24), às 21h, na Cúpula do Som (av. Fraga Maia, 5196) e neste sábado (25), às 22h, no Seu Zé Lounge Bar (rua Domingos Barbosa de Araújo, 900). Os ingresso por R$ 15 podem ser comprados no local ou através do WhatsApp 75992641507.
    “Ainda bem que estamos no nordeste e por aqui o forró não tem época. É nosso, é de todo dia”, declara Lorena. Na banda, a cantora estará acompanhada por músicos premiados, com experiência internacional e de grande relevância no cenário musical baiano como Rogério Ferrer (sanfona), Gilmar Araújo (guitarra), Bel da Bonita (percussão) e Daniel Penha (percussão).
    No repertório, o conhecido “forró raiz” ou “forró pé de serra” é prioridade. Lorena interpreta canções de Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Dominguinhos, Anastácia, Amelinha, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Bicho de Pé, Dorgival Dantas e muitos outros compositores que cantam a beleza e a força do povo nordestino. Sem contar das músicas que talvez o público não espere ouvir em clima de forró como obras da banda Francisco El Hombre.
    O radialista Elsimar Pondé fala um pouco sobre suas impressões depois de ter assistido à estreia desse projeto em 2019. “Lorena Porto é uma artista que se destaca por sua versatilidade. Através desse projeto, ela deixa muito explícita sua valorização para a nossa tradicional música nordestina que está muito vinculada à nossa origem, nossa identidade. Então, é um projeto muito significativo que conta com músicos altamente qualificados e que entendem do riscado, que conhecem bem a nossa música nordestina. Eu não tenho dúvida de que será mais um projeto bem-sucedido muito por conta das habilidades dessa artista talentosa e bastante profissional”, declara Pondé.
    Segundo ele, a força desse projeto se dá muito pela capacidade que Lorena tem para definir repertório. “É muito difícil definir o repertório de um projeto com esse perfil. Mas ela é extremamente minuciosa e foi muito feliz na seleção das músicas, além de ter um olhar amplo e diverso da nossa cena artística”, reforça Pondé.
    A produção é do Coletivo Culturasss, a direção musical de Rogério Ferrer e a técnica é do estúdio Via Sonora sob os cuidados do músico Anselmo Roberto. O design gráfico tem a assinatura do artista visual Donguto e as fotos são de Lílian Falcão.

SERVIÇO
O QUÊ? Lorena Porto e o Forró Remelexo de Moça
QUANDO? Sexta (24), às 21h e sábado (25), às 22h
ONDE? Cúpula do Som (av. Fraga Maia, 5196), na sexta (24) e no Seu Zé Lounge Bar (rua Domingos Barbosa de Araújo, 900), no sábado (25).
Mais informações e reservas pelo WhatsApp 75992641507.

AUTORIA: Release da Culturass



BANDA AFRICANIA INICIA GRAVAÇÃO DE CLIPE NO DIA DE SANTO REIS


Publicado em: 07/01/2020 - 02:01:29

    O grupo Africania segue com novidades movidas pelo novo disco “O Curador do Museu do Imaginário” que será lançado neste semestre. Após ter participado do Espiral - Festival Arte de Cultural, no Piemonte da Chapada Diamantina, em Itaitu, distrito de Jacobina, em média, 350 KM de Salvador, a banda inicia a gravação do clipe de uma das principais canções do referido disco no Dia de Santo Reis, comemorado no dia 06 de janeiro.
    De acordo com o vocalista e percussionista do grupo, Bel da Bonita, cenários das cidades de Gavião e Quixabeira foram escolhidos para fazer parte da produção audiovisual. “Há muito tempo queríamos fazer este trabalho nesta região que traz muitos significados para o nosso novo trabalho. Eu sou de Gavião e Daniel nasceu em Quixabeira”, destacou Bel.
    Daniel Penha é um dos componentes da nova formação do grupo. Segundo ele, o novo disco tem um sentimento de retribuição e reverência às tradições do samba da região, depois de ter vivenciado grandes experiências musicais, inclusive fora do pais, como México e Estados Unidos. “Estou feliz com o convite do meu amigo Bel da Bonita para fazer parte desse trabalho que acredito que seja um dos mais importantes para a preservação da nossa memória musical”, expressou Penha.
Africania - Foto: Jaime Sampaio    A produção audiovisual conta com o roteiro de Daniel Dourado, cineasta com mais de 20 anos de experiência, com diversos trabalhos realizados com povos indígenas como a obra “Uma mulher e uma aldeia” que aborda as lutas indígenas de povos brasileiros a partir da história de uma mulher em busca de sua identidade. Jaime Sampaio, que acompanha o grupo desde 2013, assina a direção de fotografia, Claudio Camperlingo assume a gerência de produção e Ludmila Dourado a direção executiva. O grupo não informou a data de lançamento do clipe e segue para o Festival Ressonar que ocorrerá entre os dias 09 e 13 deste mês, em Piatã, na Chapada Diamantina.

SOBRE O NOVO DISCO
    “O Curador do Museu do Imaginário” é o mais novo disco da Africania idealizado por Bel da Bonita e Daniel Penha, com o intuito deAfricania - Foto: Jaime Sampaio ampliar o olhar sobre riqueza estética do samba rural e poesia da Bacia do Jacuípe. Já que ambos nasceram e se “criaram” nessa região, puderam assim, vivenciar de muito perto a vida e as tradições do Samba e do Sambador(a) jacuipense. O Álbum traz uma estética de música mestiça, em que o samba de batuque, Samba Chula, Toada dialogam com as diversas escolas da música mundial, como: Acid Rock, Jazz, Psy-trance, Música Progressiva e Psicodélica. As canções do O Curador do Museu do Imaginário abordam temas que vão da temática folclórica até preservação do Rio Jacuípe, bem como a situação política da Bahia e Brasil. Esse trabalho procura de uma forma direta refletir, reverenciar e dar continuidade ao legado do samba rural jacuipense.

AUTORIA: Release da Ascom do Grupo Africania - Cid Fiúza



GILSAM APRESENTARÁ SHOW SEMEADURA NO NATAL ENCANTADO 2019


Publicado em: 12/12/2019 - 03:12:53

    No próximo dia 13 de dezembro, sexta-feira, às 20 horas, no palco do Espaço Marcus Morais, avenida Getúlio Vargas, centro de Feira de Santana, Gilsam e Banda Airiyê convidam a cidade a um grande espetáculo musical que reunirá convidados especiais, tais como o guitarrista Danilo Sampaio (Banda Sal), o cantor Libú do Reggae, e a cantora Jô Morbeck, entre outros, numa noite que promete entrar pra história do Natal Encantado.
    De acordo com Gilsam este show foi preparado e pensado para ser um marco diferencial na carreira e que traz uma proposta de reunir canções que tem o objetivo de levar a reflexões espirituais. E completa que o objetivo das mensagens independe de crença religiosa. “O show Semeadura, tanto quanto o álbum, tem o alvo de propiciar um repensar das relações humanas, propor um reencontro com a espiritualidade, independente do segmento religioso de cada ser e sobretudo, discutir esses flagelos que ainda corroem a humanidade que são: a fome, a miséria e a desigualdade, este é um momento mais que sugestivo pra isso.” explica o cantor.
    Esse é um show especial na carreira de Gilsam e só foi apresentado uma só vez no lançamento do CD Semeadura no ano de 2011, que teve caráter social arrecadando alimentos na entrada que foram doados à comunidade Três Riachos em Feira de Santana. 

Serviço:
O que: Show Semeadura – Natal Encantado
Quem: Gilsam e Banda Airiyê + convidados
Onde: Espaço Marcus Morais – Av. Getúlio Vargas (centro)
Que horas: 20h00
Quanto: Gratuito e aberto ao público

AUTORIA: Release da Assessoria de Comunicação, por Emerson Azevedo



BANDA FEIRENSE ESTÁ ENTRE AS SELECIONADAS DO 17º FESTIVAL DE MÚSICA EDUCADORA FM


Publicado em: 18/11/2019 - 20:11:19

    Sons de Mercúrio concorre com a canção “Peregrino” A composição “Peregrino”, da banda Sons de Mercúrio, está entre as 50 canções de bandas e artistas baianos selecionadas na 17ª edição do Festival de Música Educadora FM. A música foi escolhida entre as mais de 600 gravações apreciadas pela Comissão Julgadora formada pelo maestro Carlos Prazeres, as cantoras Larissa Luz e Marcela Bellas e o músico Manno Góes, sob coordenação do apresentador do programa Multicultura, Renato Cordeiro.
    “Peregrino” é uma das faixas de “Entre Crendices e Amores Pagãos”, álbum de estreia da banda feirense, lançado em março de 2019. Nele, a Sons de Mercúrio bebe do regionalismo plural brasileiro e traz no som reminiscências de ritmos ancestrais presentes na World Music, somado a elementos do rock, folk, indie e MPB. A poética passeia por diversos arquétipos culturais e as harmonias vocais lembram antigos cantos de rituais e os violões cigano-seresteiros.

Ouça “Entre Crendices e Amores Pagãos” (2019)

    No dia 15 de dezembro, os 14 finalistas escolhidos serão anunciados em uma noite de premiação no Teatro Castro Alves, em Salvador, com show de Gilberto Gil. Estes serão definidos pela Comissão Julgadora e também por voto popular e integrarão o CD do 17º Festival, além de receberem prêmios em dinheiro.
    Antes disso, a banda se apresenta no domingo (24 de novembro) do Feira Noise Festival, dividindo o palco com Larissa Luz, Selvagens à Procura de Lei, Zimbra, Giovani Cidreira, Potyguara Bardo, dentre outros.
 

AUTORIA: Release da Assessoria de Imprensa: VAGALUME PRESS - Ana Paula Marques



CÚPULA DO SOM EM NOVO E MAIS AMPLO ESPAÇO NA FRAGA MAIA

Já firmado como um dos mais importantes espaços artísticos de Feira de Santana, a Cúpula do Som se muda de "mala e cuia" para um excelente e mais amplo local na Avenida Fraga Maia, no número 5.196, onde os shows terão um melhor visibilidade, acústica e estética como é o propósito da Cúpula!

Publicado em: 13/11/2019 - 01:11:11

    Feira de Santana realmente necessita de um espaço alternativo nos moldes da Cúpula, capaz de  agregar e abrigar as diversas tribus, grupos e guetos que produzem, em nossa cidade uma arte de primeira  linha, e de nível internacional, que não visa apenas o aspecto comercial da arte, mas principalmente a  soma da diversidade criativa dos artistas feirenses, quem duvidar, confira!!!
    A inauguração do novo esoaço da Cúpula do Som será nesta quinta-feira(14), véspera  de feriado,  logo ali na Av. Fraga Maia, 5196. Com direito ao show dos grupos Rádio Livre, Africania, Roça  sound e  participação  de Tito Pereira, a casa abre suas portas, com nova equipe, oferecendo , como de costume, 
muita diversão e arte,  música de primeira, além  de cardápio renovado e carta com diversos tipos de  bebidas. Agora, em local mais amplo e de fácil  acesso, a nova aposta, segundo os idealizadores, é  criar um espaço cultural  de conexão  entre diferentes públicos,  explorando o que há de melhor nos variados segmentos da cena artística local, e abrigando  propostas e projetos  diversos  no campo da cultura democraticamente.
CURTA A NOVA CÚPULA QUE VOCÊ VAI SE SURPREENDER!!!

AUTORIA: Viva Feira
Fotos




JULI LANÇA "CANTAR E VOAR", PRIMEIRO EP DE SUA CARREIRA


Publicado em: 03/11/2019 - 18:11:35

    Nele, a artista passeia pelo folk brasileiro, com melodias minimalistas, alegres e positivas Com produção assinada por Andre T., “Cantar e Voar”, EP da cantora e compositora JULI, chegou às plataformas de streaming nesta sexta-feira, 1º. Este é o primeiro álbum da feirense, que tem se destacado na internet e nos palcos.

Ouça agora “Cantar e Voar” (2019)
“´Cantar e Voar` fala sobre a busca da felicidade em pequenas ações, ser livre, se encontrar consigo mesmo, espalhar luz e transformar espinhos em flores”, descreve JULI. Nele, a artista passeia pelo folk brasileiro, com melodias minimalistas, alegres e positivas.
    “O título vem de uma música que transmite um momento de reflexão e transição pra mim. Aos sete anos, idade que iniciei na música, ouvia repetidamente ‘o que você quer ser quando crescer?’ e minha resposta era sempre cantora e astronauta. ‘Cantar e Voar’ vem desse desejo, que hoje se transformou em verbo”, explica.
    O registro possui quatro faixas e conta ainda com parcerias especiais, como a do cantor e compositor Pedro Pondé, em “Ainda Vibra”, apresentada ao público em agosto deste ano.
Também participam Mindo (Ukelele), André T (Teclados), Sergio Magno
(Baixo/Guitarra/Violões) e Victor Brasil (Bateria).
    A cantora e compositora celebra o lançamento com uma agenda movimentada em novembro. Ela participa do Festival Beba Local no próximo dia 3, no Parque da Cidade (Salvador) e faz show no Café Teatro do Sesc no dia 8, em Feira de Santana. JULI também é atração confirmada no domingo (24) do Feira Noise Festival.

AUTORIA: Release do Vagalume Assessoria - Ana Paula Marques



CONHEÇA "HIATO" NOVO SINGLE DA CALAFRIO

Música integra EP homônimo da banda feirense.

Publicado em: 28/10/2019 - 15:10:56

    Depois de divulgar seu retorno comemorando 12 anos de carreira, a banda Calafrio anunciou o segundo single de seu novo EP. “Hiato” chegou às plataformas de streaming no último dia 25.Ouça agora “Hiato” (2019) “Um estado de ceticismo quase que total, ausência de sentidos e porquês, um momento de niilismo. O pensamento vagueia pela morte mas em busca de vida”, descreve o guitarrista Pedro Patrocínio, se referindo à letra da música. “A existência dessa canção se dá num momento de reclusão, numa jornada solitária com um pouco de autodestruição e muito de autoconhecimento”, explica o músico.
    “Hiato” é uma das cinco faixas do EP homônimo que a banda irá lançar até o final deste ano. Em setembro, eles apresentaram ao público o single “Primitivos”, que também ganhou um videoclipe, disponível no YouTube.
    Os feirenses se preparam ainda para retornar ao palco do principal festival de Feira de Santana, o Feira Noise, no dia 23 de novembro. Esta será a sétima participação da Calafrio na programação, em 10 anos de evento.

CALAFRIO
    Marcada por riffs notórios e apresentações muito intensas, a Calafrio se conecta com letras que saem do óbvio ao abordar temáticas das relações humanas e suas complexidades. A sonoridade revela as referências do punk e do rock noventista. Tudo isso não impede os experimentos da banda com elementos eletrônicos e sons de variadas culturas.
    Em 2019, o grupo feirense completa 12 anos e após uma pausa de aproximadamente 1 ano e meio, anuncia o lançamento de um novo EP, denominado sugestivamente como “Hiato”.
    “Hiato se apresenta como uma fenda na nossa vida. Um trabalho que foi negligenciado e ficou neste remoto espaço. Mais do que esse ‘buraco do ócio criativo’ que foi para nós, é, com certeza, um gatilho para uma nova jornada”, diz Pedro Patrocínio.

FICHA TÉCNICA
Hiato (2019)
Composição: Pedro Patrocínio
Voz e Violão: Siddhartha Gautma
Voz e Guitarra: Pedro Patrocínio
Bateria: Robson Souza
Baixo: Bruno MendesPiano: Caique Acauã
Gravado e Mixado no Estúdio "Boca de 09" por Pedro Patrocínio

AUTORIA: Release da VAGALUME PRESS - Ana Paula Marques



MARIA SCOMBONE E O VIOLÃO ENCANTADO É ATRAÇÃO DO CIRCUITO BELGO BEKAERT NESTE SÁBADO

O espetáculo será apresentado hoje no Teatro do CEU da Cidade Nova. PRESTIGIE!

Publicado em: 26/10/2019 - 12:10:28

    O Circuito Cultural Belgo Bekaert traz para a praça CEU da Cidade Nova, neste sábado (26), às 16h, em Feira de Santana, o espetáculo infantil Maria, Escombone e o Violão Encantado. A dupla de bonecos e o seu violão vai envolver todas a garotada com as suas canções do disco “Ser Criança” e outras lindas canções do nosso imaginário musical.
   O espetáculo nasceu através do desejo dos artistas Lorena Porto, que atua como Maria, e Cid Fiuza, que interpreta Escombone, de contribuir para dar às crianças condições para dialogar com a música. A atuação desses personagens leva alegria, histórias e teoria musical de forma lúdica e envolvente para a meninada, com a ajuda do Violão Encantado de onde saem canções clássicas da música brasileira e de autoria da própria dupla de compositores.
    A missão de tornar acessível a compreensão da música e dos seus elementos básicos por crianças, especialmente entre 03 a 09 anos, a fim de dar a elas condições para dialogar com a produção musical do Brasil e do mundo. O espetáculo estimula o senso crítico para o consumo da música e áreas relacionadas e, ainda, fortalece o brincar e outras áreas que envolvem a cultura da criança.
    O Espetáculo tem entrada gratuita e será apresentado no Teatro do CEU da Cidade Nova. uma contribuição do Grupo BELGO BEKAERT Cultura de Feira de Santana, enriquecendo nosso enário artístico e contribuindo de forma efetiva para formação de plateia para o Teatro, a música e as artes de um modo geral!
    COMPAREÇA, DIVULGUE E PRESTIGIE!!!

AUTORIA: Release do Culturass - Cid Fiúza



ASA FILHO NO PROJETO "SONS DA BAHIA" NO CAFÉ TETRO SESC CENTRO


Publicado em: 25/10/2019 - 13:10:35

    O projeto Sons da Bahia desta sexta-feira (25/10) ainda no clima do Sesc Nordeste das Artes homenageia nosso patrimônio imaterial e nossa cultura popular com o show do MESTRE ASA FILHO !     Personalidade importante da cultura feirense, Asa Filho é cantor, compositor, escritor de poesias e cordéis e comanda um do mais importantes espaços culturais da cidade, o Cidade da Cultura - ponto de memória da caatinga. No show "Tabaréu Urbano", acompanhado de seu violão e da sanfona do mestre Neném do Acordeon, Asa Filho apresenta uma performance composta por diversos elementos da cultura sertaneja, como o aboio dos vaqueiros e os bonecos mamulengos.
   É gratuito e imperdível!
   Nesta sexta-feira (25) às 18h no Café-Teatro do Centro Cultural e Restaurante Sesc Feira de Santana (Praça Carlos Bahia, s/n, Matriz) ! Informações: (75) 3602-0035 / 0024 . Siga o @sescfeiraba !
#Imperdível #TodoDiaéDiaDeSes

AUTORIA: Release da Ascom do SESC - Lais Santos de Almeida



Mais Notícias

    Nele, a artista passeia pelo folk brasileiro, com melodias minimalistas, alegr...

    Depois de divulgar seu retorno comemorando 12 anos de carreira, a banda Calafr...

    O Circuito Cultural Belgo Bekaert traz para a praça CEU da Cidade Nova,...

    O projeto Sons da Bahia desta sexta-feira (25/10) ainda no clima do Sesc Norde...

    É comum a todos os artistas escolherem alguns grandes nomes para acompa...

    O Programa de Extensão em Violão e Cordas Dedilhadas da Universi...

    Marcada por riffs notórios e apresentações muito intensas...

    O lançamento será dia 27 de setembro de 2019, em todas plataform...

    O IHEF Music Kids  é um festival de música infantil voltado...

      O projeto "Sons da Bahia" dessa sexta-feira (20) apresen...


Página de 28
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Ampliação da Airton Sena

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados