menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
CASA DO SERTÃO EXPÕES IMAGENS DO PROJETO CORES DO SERTÃO


Publicado em: 15/08/2019 - 10:08:55

    O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), convida a comunidade para a exposição sobre o Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto. A mostra tem início nesta quinta-feira (08) com 20 imagens da região do Piemonte da Chapada Diamantina, captadas entre 2017 e 2019 por pesquisadores, estudantes e pessoas da comunidade, com objetivo de evidenciar a riqueza cultural da região, distanciando-se da visão estereotipada de miséria e seca.
O projeto, intitulado Exposição Fotográfica Sertão Noturno - Projeto Cores do Sertão é desenvolvido em parceria com o Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-vi) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus de Jacobina. A captação das imagens se dá por meio de saídas fotográficas organizadas pelo grupo, inclusive com concursos e premiações, nos quais os autores cedem às imagens e autorizam a divulgação.
    Participam da mostra os fotógrafos Ronaldo Santos, Carlos Guedes, Alex Felix e Sérgio Silva. Eles produziram fotografias durante a noite, fazendo uso da técnica light paint, que consiste em articular/administrar a luz (disponível ou projetada) e as sombras, para a produção de determinados efeitos. Com essa técnica os fotógrafos conseguem transmitir diferentes sensações sobre a paisagem e emprestam uma áurea fluída para as cenas que representam.

Fifós e candeeiros
    Em um gesto corajoso e abnegado, fotógrafos e equipe de suporte viajam por estradas de chão, terrenos esburacados, áreas desoladas e ameaçadoras para captar a beleza noturna do céu sertanejo no contraste entre a luz e as sombras. A produção é destinada à criação e manutenção de um banco de imagens sobre a vida sertaneja, a produção de matérias visuais de alcance da comunidade e as práticas educativas contextualizadas envolvendo as imagens do sertão.
    A mostra, que fica em cartaz até 13 de setembro, também reúne parte da coleção dos fifós e candeeiros pertencentes ao Museu Casa do Sertão, numa tentativa de diálogo com as imagens do ‘Sertão Noturno’, com variedade no tamanho, nas formas e materiais empregados em sua artesanal confecção. Os objetos acompanham a trajetória histórica do povo sertanejo, ainda comuns em muitos lares e vendas da roça, aonde não chegou à eletrificação rural.

Museu Casa do Sertão, com informações do Grupo Culti-vi
Imagens: Everaldo Goes
Serviço:
Abertura: 08 de agosto de 2019
Local: Museu Casa do Sertão – Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Av. Transnordestina, s/n - Novo Horizonte, Feira de Santana - BA, 44036-900
Telefone: (75) 3161-8750 e 3161-8751
E-mail: museucasadosertao@uefs.br
Horário de visitação pública:
Segunda a sexta-feira das 8h15 às 11h30 e das 14h15 as 17h30.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS
Fotos




8ª PALESTRA COM PESQUISADORES SERÁ MINISTRADA POR ANNA LUÍSA BESERRA NO PARQUE DO SABER


Publicado em: 15/08/2019 - 02:08:43

    Inovação social é compreender as necessidades da sociedade e aliar tecnologia e criatividade para criar soluções inovadoras. É este o assunto da palestra que será ministrada pela biotecnóloga Anna Luísa Beserra, no Museu Parque do Saber, na próxima segunda-feira, 19.
    O tema “Inovação Social na Prática” foi escolhido a partir do projeto da jovem pesquisadora e empreendedora Anna - o “Aqualuz”. Ao perceber que muitas regiões do nordeste sofriam com a escassez de água potável, ela criou um sistema de filtragem sustentável para ser ligado às cisternas que utilizam radiação solar para tornar a água contaminada própria para consumo.
    Com apenas 21 anos, Anna desenvolveu o projeto que visa a melhor qualidade de vida, ganhou o segundo lugar na competição HackBrazil - evento brasileiro de tecnologia em Boston (EUA), que premia iniciativas empreendedoras. 
    Atualmente, 35 unidades do "Aqualuz" já foram implantadas em cidades de quatro estados no Nordeste: Bahia, Pernambuco, Ceará e Alagoas.
    A proposta da palestra é apresentar para os espectadores o impacto social de projetos como o de Luisa para a sociedade, e na oportunidade, estreitar a relação de estudantes com o universo da pesquisa. A palestra é gratuita e será aberta para esclarecimentos de dúvidas.

SERVIÇO:
O que: Palestra: “Inovação Social na Prática”
Onde: Museu Parque do Saber
Quando: 19 de agosto (segunda-feira).
Quanto: Gratuito

AUTORIA: Release da Ascom Funtitec - Adriele Mercês



ACADEMIAS FEIRENSES SERÃO INSTALADAS NO CASARÃO DOS OLHOS D`ÁGUA


Publicado em: 08/08/2019 - 22:08:10

    Os dirigentes das sete academias artísticas, científicas e literárias de Feira de Santana se reuniram com o presidente da Fundação Municipal Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, na manhã desta quinta-feira, 08, com o objetivo de tratar sobre o Casarão O`lhos D``Água. Também participou do encontro o diretor de Atividades Culturais, Luiz Augusto Oliveira.
    O imóvel, que está sendo totalmente reformado pela Prefeitura, será sede das academias. Esta semana o prefeito Colbert Martins Filho anunciou a restauração do Casarão Olhos D’Água, com investimento da ordem de R$ 331 mil reais, e prazo para conclusão de 90 dias.
    No local ficarão sediadas as sete instituições: Academia de Letras e Artes; Academia de Educação; Academia Feirense de Letras; Academia de Medicina; Academia de Ciências e Artes; Academia Regional de Letras Jurídicas; Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
    A Prefeitura administra o Casarão através da Fundação Municipal Egberto Costa. O presidente Antônio Carlos Daltro Coelho observa que "o intuito é de que seja um espaço comum, onde reúnam-se as entidades, receba visitantes e seja totalmente dinamizado, com um local para eventos acadêmicos e palestras".
    As academias, num contexto social, são compostas por pessoas responsáveis por promover e disseminar a cultura, educação e a arte na cidade. Desempenham atividades que são legitimadas e reconhecidas pelo poder público.
    O presidente da Academia de Educação, professor José Raimundo Pereira de Azevedo, exaltou a iniciativa do prefeito Colbert Martins Filho. “A Academia de Educação sente-se muito feliz e agradecida por essa oferta. Ganhamos um espaço que estávamos necessitando”.
    Presidente de duas academias (Ciências e Artes; e a Academia Regional de Letras Jurídicas), Djalma Gomes ressaltou que a iniciativa representa uma grande valorização das entidades. "E que vai projetar Feira de Santana para todo o país”, acredita.
    Além de sediar as academias, o Casarão também vai abrigar o Memorial de Maria Quitéria. O que representa a concretização de um sonho, para a fundadora e presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Lélia Vitor Fernandes. “Maria Quitéria é patrona da ALAFS. Nós sonhamos muito com um espaço que pudéssemos homenageá-la”.
    Um pequeno acervo fotográfico, cinematográfico, biográfico, de artes plásticas, réplicas e homenagens já foi reunido por Lélia e Liacélia Pires Leal, diretora do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana. 
    O diretor de Atividades Culturais, Luiz Augusto Oliveira, ressalta a importância da iniciativa do Governo Municipal. “O Casarão, que já é de grande importância cultural e histórica para Feira de Santana, agora vai ser também um espaço útil para órgãos importantes como as academias”, pontua.

AUTORIA: Release da Ascom Funtitec - Adriele Mercês



CIRCUITO CULTURAL BELGO BEKAERT APRESENTA OS ESPETÁCULOS "O BARÃO NAS ÁRVORES E O CASAMENTO DO PALHAÇO

Nos dias 10 e 24 de agosto, serão apresentados os espetáculos no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), no bairro Cidade Nova, com entrada gratuita!

Publicado em: 05/08/2019 - 19:08:15

    O Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta o espetáculo “O Barão nas Árvores”, no dia 10 de agosto, às 16 horas, no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. Encenada pelo Coletivo Duo, a peça conta, de forma lúdica e poética, a história de Cosme Chuvasco de Rondó, filho de nobres, que aos 12 anos decide subir nas árvores e nunca mais descer, se transformando num grande defensor da natureza e do meio ambiente. Misturando teatro, música e contação de histórias para narrar as aventuras do Barão, a adaptação da obra de Ítalo Calvino traz elementos que no passado eram próximos do universo infantil e hoje tornaram-se quase desconhecidos: as brincadeiras e as manifestações da cultura popular nordestina. O espetáculo busca trazer reflexões sobre as escolhas feitas desde a infância, a preservação do meio ambiente e o poder de transformação da realidade através da arte. A peça tem duração de 50 minutos e tem indicação etária livre.
    No dia 24 de agosto, o Circuito Cultural Belgo Bekaert leva para o público feirense o espetáculo “O Casamento do Palhaço”, às 16 horas, no CEU Cidade Nova. Encenada pelo dramaturgo, ator e palhaço, João Lima, a montagem é uma comédia romântica que utiliza as técnicas da comicidade física, das artes circense e da palhaçaria como linguagem para narrar, sem a comunicação verbal, a história de Tiziu, um palhaço / mágico que no dia do seu casamento é abandonado pela noiva.  Então, ele decide conquistar outra noiva. Assim, o palhaço até chega a casar-se, mas o casamento não passa da lua mel e ele é abandonado novamente. Depois de novos momentos de desespero, angústia e muitas trapalhadas, Tiziu finalmente encontra uma solução inusitada para resolver seu problema matrimonial. Se essa terceira tentativa vai dar certo ou não, só vendo para saber. O que é garantido, com certeza, é a diversão e as gargalhadas para toda a família. O espetáculo tem duração de 50 minutos e indicação etária livre.

    As duas apresentações são abertas ao público e com entrada gratuita.

Sobre o Circuito Cultural de Feira de Santana

    Promovido pela Belgo Bekaert Arames, o Circuito Cultural é um programa de formação de público infantil para teatro, realizado em seis municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Com atrações direcionadas ao público infantil, o Circuito Cultural de Feira de Santana já levou mais de 73 mil espectadores às 326 apresentações realizadas em teatros, praças e escolas da cidade.
    “A experiência de assistir os espetáculos teatrais proporcionados pelo projeto é um momento único para as crianças e toda a família. O Circuito Cultural está há nove anos em Feira de Santana, onde tem ampliado o acesso à cultura através de uma programação teatral de qualidade, leve, divertida e com conteúdo educativo”, afirma Rosana Neder, gerente de Recursos Humanos da Belgo Bekaert Arames, em Feira de Santana.
    Em sua nona edição, o Circuito segue até o fim de novembro em Feira de Santana. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e no quarto sábado de cada mês, às 16h, na praça CEU da Cidade Nova.
    A programação é formada por peças de grupos teatrais locais e nacionais de referência, espetáculos premiados em festivais, adaptações de clássicos do universo infantil, montagens com conteúdo educativo e musicais que agradam ao público de todas as idades mesmo sendo voltados para crianças.
    O objetivo do Circuito Cultural é democratizar o acesso à cultura, oferecendo uma programação teatral regular às comunidades, com espetáculos infantis gratuitos. Desde sua criação em 2011, foram apresentados 456 espetáculos, beneficiando mais de 106 mil espectadores.
    A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, apoio da Fundação Egberto Costa, Prefeitura Municipal de Feira de Santana e produção da Lima Produções Culturais.

A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural podem ser conferidas na página www.facebook.com/programacircuitocultural   

Sobre a Belgo Bekaert Arames
    Com a visão de ser a principal empresa global em soluções de arame, nasceu em 1º de março de 1997 a Belgo Bekaert Arames, resultado de uma joint venture entre o maior grupo siderúrgico do mundo, a ArcelorMittal S.A., e o maior produtor mundial de arames, a N.V. Bekaert.
    Referência global na fabricação de aço, a ArcelorMittal está presente em 61 países, atendendo ao mercado siderúrgico com produtos de alta qualidade. Líder no mercado de arames, a N.V. Bekaert Arames possui mais de 130 anos de atuação, com presença em mais de 120 países, sempre aliando sua tradição ao avanço tecnológico constante.
    Unindo a força desses acionistas, a Belgo Bekaert Arames é líder no mercado brasileiro de arames. Atualmente a Belgo Bekaert Arames possui unidades em Contagem e Sabará, em Minas Gerais; Osasco e Hortolândia, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia.

Serviço:
Circuito Cultural Belgo Bekaert
Programação de Agosto em Feira de Santana
Espetáculo: O Barão nas Árvores
Data: 10 de agosto
Horário: 16 horas
Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova
Entrada gratuita

Espetáculo: O Casamento do Palhaço
Data: 24 de agosto
Horário: 16 horas
Local: Centro de Esportes e Artes Unificados - CEU Cidade Nova
Entrada gratuita

AUTORIA: Release da Ascom Belgo Bakaert - Carol Campos - Reinaldo Oliveira



SESC INAUGURA COMPLEXO EM FEIRA DE SANTANA QUE INCLUI UM CENTRO CULTURAL E UM RESTAURANTE

O SESC que já contribui ativamente com a vida cultural de Feira de Santana, inaugura nos próximos dias, 19, 20 e 21/07, mais um Centro de Cultura aparelhado para melhor servir a população feirense, e principalmente os comerciários de nossa cidade!

Publicado em: 16/07/2019 - 23:07:22

    No dia 18 de julho, o Serviço Social do Comércio inaugura em Feira de Santana um moderno e amplo complexo composto por um Centro Cultural e um Restaurante. Com atividades e serviços voltados, preferencialmente, para os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e seus dependentes, o complexo está localizado na Praça Carlos Bahia, Centro - região considerada eixo cultural e comercial da cidade, com investimento de R$24,5 milhões em 5.665,74 m² de área construída, cujo terreno de 6.547,26 m² foi doado pela Prefeitura. No futuro, será restaurado o Casarão que faz parte do complexo. A equipe é formada por 72 profissionais, entre técnicos e apoios administrativos.
    Com 72 anos de atuação na Bahia, o Sesc vem executando uma política de expansão e interiorização contemplando Centros de Atividades em municípios considerados polos comerciais nas microrregiões do Estado. A inauguração de um nova unidade é sempre um momento muito especial para o Sesc, pois significa o cumprimento do seu objetivo principal que é ampliar a promoção do bem-estar social e melhoria na qualidade de vida do seu público-alvo e da comunidade. A segunda unidade em Feira de Santana beneficiará, preferencialmente, o trabalhador e seus dependentes, com ações sociais, culturais e de saúde, oferecendo acessibilidade, tranquilidade e conforto em seus amplos espaços. O nome da nova unidade faz uma justa homenagem ao ex-presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia, Carlos Fernando Amaral, que iniciou em sua gestão a interiorização das ações das Entidades que compõem o Sistema Fecomércio na Bahia.
    A solenidade de inauguração, voltada para convidados, terá a presença do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia e dos Conselhos Regionais do Sesc e Senac, Carlos de Souza Andrade, do diretor regional do Sesc Bahia, José Carlos Boulhosa Baqueiro, conselheiros do Sesc, diretores da Fecomércio e Senac, funcionários do Sistema Fecomércio, além de autoridades e imprensa. A celebração no Centro Cultural se estende nos dias 19, 20 e 21 (sex, sáb e dom), e será aberta ao público com intensa programação, que inclui: visitas mediadas a unidade, exposição, oficinas, contação de histórias, exibição de filmes, sarau e apresentações musicais. Entre os destaques estão o concerto “Um Poeta e Um Violão”, do cantor e compositor Renato Teixeira (SP), que trará em seu repertório clássicos como Romaria, Tocando em Frente e Casinha Branca; e o Grupo Wiyae, que através do Projeto Sonora Brasil, trará um repertório de músicas do povo indígena Tikuna e de outras etnias. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do teatro, das 15h às 20h, nos dias do evento.
    Com forte atuação na área cultural baiana e considerado a maior rede privada de espaços culturais, o Sesc Bahia possui em operação 6 teatros, 7 auditórios, 12 bibliotecas, sendo 2 móveis (BiblioSesc), e 9 galerias de arte, que oferecem ambientes e equipamentos para a realização de atividades artístico-culturais nas modalidades de teatro, dança, circo, música, artes visuais, audiovisual,  literatura, entre outros. A infraestrutura do Centro Cultural de Feira de Santana inclui um teatro com palco italiano, 294 assentos, recursos técnicos de última geração, camarins, espaço do artista e salas de ensaio/cursos, foyer e bilheteria; galeria de arte, sala multiuso, café-teatro e biblioteca. O espaço funcionará todos os dias da semana abrigando eventos culturais e atividades formativas de projetos do Sesc, e pautas para produções externas.

    Na área da saúde são inúmeros os equipamentos e ações que o Sesc oferece e realiza na Bahia, a exemplo do serviço de refeições nos restaurantes do Comércio, Piatã e Tancredo Neves, em Salvador; no restaurante do Grande Hotel Sesc Itaparica; e nas lanchonetes dos Centros de Atividades da capital e interior. O conceito de segurança alimentar e nutricional está presente na política de bem-estar social da Instituição desde a sua criação. Voltado para a clientela preferencial e demais públicos, o Restaurante de Feira de Santana, o primeiro do interior, inicia o atendimento no dia 19 de julho, na modalidade autosserviço a quilo, que possibilita atender 234 pessoas simultaneamente e produzir até 1.500 refeições/dia, além de fornecer o serviço de refeições para viagem. O cardápio possui um elevado controle da qualidade nutricional, higiênico-sanitária e sensorial, supervisionado por nutricionistas, com vistas à melhoria da saúde, à prevenção e ao cuidado de agravos relacionados à alimentação e nutrição. O espaço ainda contempla 2 salas para treinamento e capacitação.

    Em complementação ao projeto do Complexo, o Sesc investirá na recuperação do Casarão, de 785 m², tombado pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia) em 18/09/2008. O imóvel será inteiramente recuperado, conservando-se as características arquitetônicas da época (final do Século XIX), e servirá de espaço para atividades culturais e educativas, além de disponibilizar amplo salão para realização de eventos.

Confira a programação completa no site: www.sescbahia.com.br

SERVIÇO

19 de julho (sexta)
12h    -    Início das atividades do Restaurante, com atendimentos de seg a sáb, das 11h às 14h.
18h     -     Abertura da exposição “Experiência Sonora Brasil”, com apresentação musical de Cássio Nobre | Entrada franca
19h    -    Show “Um Poeta e Um Violão”, com o cantor e compositor Renato Teixeira (SP) | Ingressos: R$30 e R$15 (meia/Cartão Sesc válido)



20 de julho (sábado)
9h    -    Visita mediada à exposição “Experiência Sonora Brasil”
10h     -     Oficina “O corpo como instrumento musical”, com Luiz Carlos Cerqueira e Raisa Cruz; e Oficina de pintura para crianças, com Cida Porto | Gratuitas
13h                   -   Oficina de grafite com Cida Porto | Gratuita
14h     -    Espetáculo “A peleja de Maria Bonitinha”, com a Cia CUCA de Teatro*
15h     -     Oficina de Teatro “Brincando Encena”, com Eliana Valadares | Gratuita
16h     -     Contação de Histórias, com Neide Kocca
17h     -     Cine Sesc, com a exibição do filme “O Menino no Espelho”
19h    -    Show “Sarau de Quintal”, com Márcia Porto e Mano Gavazza | Ingressos casadinha*  R$10 e R$5 (meia/Cartão Sesc válido).

21 de julho (domingo)
14h às 20h     -     Exposição “Experiência Sonora Brasil”, com visita mediada às 16h
17h     -     Projeto Sonora Brasil com a apresentação do Grupo Wiyae*
18h    -    Show com Maryzélia | Ingressos casadinha*  R$10 e R$5 (meia/Cartão Sesc válido).

AUTORIA: Release do Ascom do SESC
Fotos




EXPOSIÇÃO NO PARQUE DO SABER APRESENTA FIGURINO DE QUADRILHAS JUNINAS

As quadrilhas juninas de Feira de Santana ano a ano procuram aperfeiçoar a caracterização dos seus trajes buscando dar destaque as danças e com isso agradar ainda mais o público, o parque do Saber oferece uma pequena mostra deste trabalho.

Publicado em: 11/07/2019 - 02:07:30

 

    A riqueza de detalhe e encantos contidos nos figurinos de quadrilhas juninas enfeitam mais uma vez o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.  A exposição  é assinada pela ativista cultural e curadora, Vilma Soares.
    A mostra  conta com nove figurinos masculinos e femininos,  vencedores de concursos regionais de quadrilha, e permanece aberta para visitação até o dia 31 de Julho.
    A autora ressalta que o objetivo da exposição é  resgatar e preservar os trabalhos realizados pelas quadrilhas Juni
nas e as histórias que já foram contadas por elas. “É uma exibição diferente e enriquecedora. Desenvolvida anualmente que permite ao visitante rever figurinos de várias épocas, observar os ricos detalhes dos trajes, comportamentos e movimentos culturais”, comentou Vilma Soares.
    Vale lembrar que a entrada para a exposição é franca e está aberta a visitação, das 08h às 17 horas,  no  Museu Parque do Saber, localizado na Rua Tupinambás, 275, bairro São João.

AUTORIA: Release da Ascom Funtitec



BANDO ANUNCIADOR ACONTECE NESTE DOMINGO

O mais importante evento cultural da cidade, sem dúvida alguma, é o Bando Anunciador da Festa da Padroeira, que foi resgatado pelo Cuca/Uefs e já está completamente incorporado a vida social de Feira de Santana, com ampla participação da população. PARTICIPE e PRESTIGIE!

Publicado em: 05/07/2019 - 12:07:15

    A festa popular e tradicional, resgatada por iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) em 2007, é composta por diversos bandos de bairros feirenses e outros foliões que percorrem as ruas do centro da cidade em um cortejo que encanta pela alegria e fantasias dos participantes. Neste ano o Bando Anunciador acontece no dia 7 de julho, em um novo horário, às 6h, com saída do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
    Pela primeira vez o evento, que surgiu em 1860 em anúncio à Festa de Sant`Ana, terá o cortejo puxado pelo “Bando do Cuca”, que reunirá servidores, professores e alunos, além de contar com a presença especial de rainhas de edições anteriores do evento.
    Segundo o diretor do Cuca, Aldo Morais, para que o cortejo flua sem sobressaltos é necessário o envolvimento de todos. Ele destacou que vem sendo publicizada uma campanha com o mote "Siga o Cortejo", que tem como intuito evitar a aglomeração das pessoas em frente ao Cuca.
    Este ano, mais uma vez, não será permitida a utilização de som automotivo, paredões de som, trio elétrico, mini trio, carroças, veículos e animais. A medida segue orientações de segurança, com o intuito de evitar acidentes e oferecer mais comodidade ao público que terá como desafio seguir o cortejo e se divertir ao longo de todo percurso.
    O trajeto terá início em frente ao Cuca, seguirá até a Igreja dos Remédios e irá à avenida Senhor dos Passos pela rua Capitão França. Na esquina da Prefeitura o cortejo segue, pela avenida Getúlio Vargas, até a rua Marechal Deodoro. Por fim, retorna à praça da Matriz pela Rua de Santana.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



TIMBAÚBA E ADELMÁRIO COELHO ENTRE AS ATRAÇÕES DO SÃO PEDRO QUE ACONTECE EM HUMILDES, JAÍBA E BONFIM DE FEIRA

Pela primeira vez a secretária de Esporte Cultura e Lazer em matéria de sua autoria dá destaque a Artista Feirense ombreando-o com estrelas do cenário estadual e nacional contratadas para um festejo local. Quem sabe um dia começam a valorizar o que é nosso?

Publicado em: 25/06/2019 - 02:06:46

    Quem pensa que o Arraiá de Feira acabou está enganado. Passado o São João, a expectativa agora é o São Pedro, que será festejado nos distritos de Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira, nos dias 28 e 29. Entre as atrações contratadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, o veterano Adelmário Coelho, o forró da banda Capim Molhado e o cantor Timbaúba.
    O cantor Adelmário Coelho é uma das atrações mais esperadas em Humildes. Ele vai se apresentar no sábado. Enquanto isso, a cantora Rayane Martins abrirá a festa na sexta-feira. Na sequência subirá ao palco Forró do Tico, João Almeida e a banda Capim Molhado. No sábado, além do cantor Adelmário Coelho, a programação contará com as apresentações de Seu Ciço, Neném do Acordeom, Kixote e Naldinho e Leone.
    No distrito de Jaíba, o São Pedro será animado na sexta-feira pela banda Raízes do Nordeste, Forró do Zé, Caciques do Nordeste, Cangaia de Jegue e Osnir. No segundo dia o cantor Jota Sobrinho será a primeira atração a subir ao palco. Logo depois será a vez de Sarakura, Trio Nordestino e Balão Beijo.
    Já em Bonfim de Feiram a festa será aberta pelas seguintes atrações: HD. Com, Bié, Carlos Pinta, Lua Cheia e o cantor Sandro de Castro, que fechará a primeira noite. No sábado a programação será animada por Xoxotaí, Timbaúba, Beijo Roubado, Arnaldo Farias e Forrozão do Capitão.
    As atrações dos festejos de São Pedro foram contratadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

AUTORIA: Release da Ascom da Secretaria de Esporte cultura e Lazer (Ênfase no título pelo Viva Feira)



FILME SOBRE SANFONEIRO BIÉ É SELECIONADO PARA FESTIVAL INTERNACIONAL


Publicado em: 11/06/2019 - 11:06:50

    O filme “Bié dos 8 Baixos” que conta a história do sanfoneiro feirense Francisco da Silva Sena (Bié), de 75 anos e do samba que ele comandava no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, será exibido em um dos mais importantes festivais de documentário musical do mundo.
    Entre os dias 12 e 23 de junho, em diversas salas de cinema de São Paulo, será realizado o 11º Festival Internacional do Documentário Musical In-Edit e o doc dirigido por Eduarda Gama e Uyatã Rayra está entre os selecionados.
    O filme sobre Bié será exibido nos dias 16 (Spcine Lima Barreto – 18 horas) e 21 (Cine Matilha – 16 horas) e em streaming no Spcine Play a partir do dia 13. A programação completa do festival In-Edit pode ser conferida no endereço eletrônico: http://br.in-edit.org
    O Festival nasceu em Barcelona em 2003 e hoje é realizado em diversos países como Espanha, Chile, Grécia, Peru e Colômbia. No Brasil, o evento acontece desde 2009.
    Segundo Uyatã, o samba de roda de Bié sempre foi muito peculiar, por ser realizado com a sanfona de oito baixos e a utilização da zabumba, no lugar do surdo, algo incomum e extraordinário. Ele ainda enaltece o significado da manifestação popular a partir da presença das pessoas da zona rural e dos feirantes.
    Em abril o documentário sobre Bié dos oito baixos foi exibido na África do Sul e em Moçambique durante o projeto Circulação da Música Afrobaiana.

Ficha Técnica “Bié dos 8 Baixos”
Fotografia: Augusto Bortolini, Daniel Sales e Ícaro de Oliveira
Som Direto: Brenus Tsokas
Edição de Som: Pedro Patrocínio
Cor: Augusto Bortolini
Montagem: Augusto Bortolini e Eduarda Gama
Edição: Augusto Bortolini
Produção Executiva: Uyatã Rayra
Direção: Eduarda Gama e Uyatã Rayra
Apoio: Jânio Rego

AUTORIA: Jânio Rego



Mais Notícias

      A riqueza de detalhe e encantos contidos nos figurinos de quadrilhas j...

    A festa popular e tradicional, resgatada por iniciativa da Universidade Estadu...

    Quem pensa que o Arraiá de Feira acabou está enganado. Passado o...

    O filme “Bié dos 8 Baixos” que conta a história do s...

Nome do evento: PELOS CAMINHOS DO SERTÃO DE EUCLIDES DA CUNHA Linguagem: Exposiç&a...

    Em comemoração aos 10 anos de existência, em 2019, o Grupo...

    Na próxima sexta-feira, 10, a partir das 15h30,  os coristas sair&...

    No próximo dia 11 de maio, o Circuito Cultural Belgo Bekaert estreia su...

    Começa dia 5 de maio a edição 2019 do Campeonato Municipa...

    O Domingo Tem Teatro anuncia que a apresentação do dia 14 de abr...


Página de 35
| | | | |

 

Apoio Cultural:



ExpoFeira

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados